Ana-Não

Ana-Não Agustín Gómez-Arcos


Compartilhe


Ana-Não





Sentindo a morte se aproximar, Ana Paúcha, que o destino transformou em Ana-Não, resolve cruzar a Espanha da Andaluzia ao País Basco, a pé, para encontrar seu único filho vivo, preso desde a Guerra Civil Espanhola, a mesma guerra que levou seu marido e seus dois outros filhos e a fez fechar-se do seu mundo, negando a tudo e a todos. Até mesmo a Deus.

Sem se despedir, Ana sai da aldeia de pescadores onde vive e, aos poucos, vai conhecendo um Espanha que jamais pensava existir, encontrando vícios e contrariedades. Nesse ambiente ao mesmo tempo irônico e surpreendente, ela vê a presença constante da morte, que lhe passa recados dúbios sobre a certeza de concluir sua jornada e encontrar o filho.

É nessa epopéia, em que se mostra por inteiro, que Ana revela sua singela grandeza, tornando-se uma das mais belas personagens femininas da literatura de todos os tempos.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Ana-Não

Similares


Resenhas para Ana-Não (0)

ver mais
Uma das mais belas personagens femininas da literatura universal.
on 21/8/20


Se eu disser que Ana-não, protagonista e título do quase desconhecido – no Brasil - livro do espanhol Agustín Gómez-Arcos, é uma das mais belas personagens femininas da literatura de todos os tempos, muitos atinarão exagero de minha parte. Mas ela é única em sua beleza, traduzida pelo autor em amor, perseverança, amargura e grandiosidade em sua figura humana. Arcos, falecido precocemente aos 59 anos em 1998 em Paris, vítima de câncer, é considerado um anarquista literário altamente ... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam1
Avaliações 3.9 / 19
5
ranking 37
37%
4
ranking 32
32%
3
ranking 21
21%
2
ranking 11
11%
1
ranking 0
0%

41%

59%

Jeffer
cadastrou em:
04/08/2009 18:53:32
Jenifer
editou em:
07/10/2019 16:03:13

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR