Análise do Comportamento para a Educação

Análise do Comportamento para a Educação Maria Martha Costa Hübner...


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O presente livro busca reunir contribuições feitas por Analistas do Comportamento à Educação. Procurou-se abarcar questões bastante diversificadas (características do sistema educacional, formação dos professores, processos de aprendizagem, dificuldades de aprendizagem etc) e, para isto, foi fundamental a colaboração de autores que têm experiências as mais diversas: docência, pesquisa, intervenção em situação clínica, escolar ou em órgãos vinculados à Educação. Pretendeu-se, com a variação temática e de enfoques aqui adotada, apresentar um panorama da área que, ainda que incompleto, fornecesse ao leitor uma visão abrangente de possibilidades de atuação no âmbito educacional ampliasse sua compreensão da aplicação da abordagem comportamental aos processos de ensino e aprendizagem. Por outro lado, devido a esta diversidade, a seqüência dos capítulos não pode se ater a qualquer critério rigoroso, visto que a depender do ângulo sob o qual se analisasse cada um dos trabalhos, diferentes seqüências poderiam ser propostas. Desta forma, os capítulos, apesar de complementares, são independentes. Buscou-se caminhar de temas mais abrangentes para aqueles mais específicos: os capítulos 1, 2 e 3 atêm-se, prioritariamente, a questões relativas a condições observadas no sistema educacional, em particular, às que dizem respeito A condições de trabalho e de formação do professor. Os capítulos 4 e 5 trazem elementos que permitem aprimorar o controle de estímulos na situação de aprendizagem e. conseqüentemente, a eficácia do ensino, independentemente do conteúdo envolvido. Os capítulos de 6 a 10 abordam a aplicação da Análise do Comportamento em relação a temas escolares específicos, a saber: alfabetização e matemática elementar. Os capítulos 11 e 12 se atêm ao comportamento de estudar: o primeiro deles discutindo o estudar de uma forma mais global, e o segundo, adotando um enfoque mais específico, qual seja, o estudo de textos acadêmicos. Os capítulos 13 e 14 ilustram derivações das pesquisas básicas sobre controle de estímulos, tais como suas implicações para o conceito de atenção e um instrumento informatizado de ensino delas proveniente. O capítulo 15 introduz a discussão de alguns dos diagnósticos mais freqüentemente atribuídos às crianças que apresentam baixo rendimento acadêmico e implicações deles decorrentes.

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Jefferson
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11/05/2012 13:33:19

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