Anjo da Guarda

Anjo da Guarda Sara Paretsky


Compartilhe


Anjo da Guarda (V.I. Warshawski #7)





A detetive particular V.I.Warshawski, personagem criada pela escritora americana Sara Paretsky, está de volta. O leitor brasileiro foi apresentado à detetive no livro Rastros de Sangue, em que ela aparece atuando num papel geralmente reservado aos homens. V.I.Warshawski é durona, mas tem seu charme. Defensora pública, ela se desiludiu com as desigualdades sociais do sistema e tornou-se detetive para garantir a justiça, mesmo que para isso seja preciso uma dose de heroísmo.


Com essa personagem, Paretsky apresenta o perfil da heroína moderna: é jovem, bela, feminina, descasada, carente, bebe uísque, fala palavrões e, quando necessário, mete porrada, botando muito Rambo pra correr. Além disso, é cativante em sua busca solitária de justiça, realçada pela coragem e tenacidade, atuando num universo predominantemente machista.


Trata-se de uma personagem bem construída, envolvente em sua verossimilhança e em sua condição de mulher. Em Anjo da Guarda, V.I.Warshawski, por conta de uma reforma urbanística, vê-se envolvida num conflito que esconde jogo pesado de poder e assassinatos. A vizinhança implica com o abandono da casa da velha senhora Hattie Frizell, vizinha com quem V.I. não se dá muito bem. Mas quando a anciã cai durante o banho e é levada inconsciente para o hospital, a detetive se sente impelida a averiguar o fato.


A esta altura, o advogado Todd Pichea e sua esposa Chrissie, também vizinhos, com suspeita rapidez tornam-se guardiões legais da sra. Frizell. Logo depois, V.I. descobre que o casal desapareceu com os cachorros da anciã, o que a leva a ter certeza de que algo está errado. V.I. passa a investigar a vida e os negócios dos Pichea, em busca de algum fato que os faça perder a guarda da velha senhora. Até que o desaparecimento de outro vizinho agrava a situação.


É assim que a detetive descobre um grande escândalo relacionando uma das mais antigas famílias de Chicago à fraude e a um banco com que tem ligações políticas. A trama, bem armada por Sara Paretsky, não poupa surpresas a V.I.Warshawski: a investigação a coloca cara a cara com seu ex-marido, sua melhor amiga a abandona e seu advogado vira-se contra ela. Mas a detetive é determinada e até descobrir a verdade enfrentará tudo e todos, para solucionar o caso mais difícil de sua carreira.

Crime / Ficção / Literatura Estrangeira / Suspense e Mistério

Edições (1)

ver mais
Anjo da Guarda

Similares

(2) ver mais
Rastros de Sangue
No Ardor das Chamas

Estatísticas

Desejam1
Trocam1
Avaliações 4.2 / 6
5
ranking 29
29%
4
ranking 14
14%
3
ranking 43
43%
2
ranking 14
14%
1
ranking 0
0%

15%

85%

CrisVieira~
editou em:
27/04/2021 13:53:25

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR