Anos 70 - Enquanto Corria a Barca

Anos 70 - Enquanto Corria a Barca Lucy Dias


Compartilhe


Anos 70 - Enquanto Corria a Barca





Os anos 60 foram chamados de "a década que mudou tudo". Década da pílula, que liberou o sexo e o comportamento; do bem-estar em grande evolução, e da angústia a acompanhá-lo; da chegada do homem à Lua; das guerras de libertação das colônias, no Vietnã; da rebeldia juvenil nas escolas, nas ruas, nas relações de família. Da morte de um Kennedy, de outro Kennedy, de Che Guevara; do golpe e da ditadura militar no Brasil, de muitos golpes e ditaduras no mundo. Da repressão e da contestação.

Não obstante tudo isso, Lucy Dias demonstra nesse livro que os anos 70 formaram "a mais trepidante década do século". Foram "anos de chumbo, piração e amor". Neles, a androginia, a guerrilha, o feminismo os gays, as crises pessoais, a solidão e o desespero de muitos jovens em postura de confronto tiveram destaque nunca visto.

A autora dá a palavra aqui a "30 vozes que assopram a brasa incandescente da memória". Falam da sexualidade que rolava solta, da família cujo velho modelo já era, das drogas para "abrir as portas da percepção", dos hippies, dos loucos, dos que quiseram pegar na metranca, dos que saíram do armário, dos que caíram no rock. E, claro, da influência das pessoas que viraram ícone do século para muita gente: Sartre, Simone, Glauber, Marcuse, Castañeda, Reich, Timothy Leary, Artaud, Huxley, Betty Friedan, Chico, Gil, Caetano, Leila Diniz.

Edições (1)

ver mais
Anos 70 - Enquanto Corria a Barca

Similares

(6) ver mais
Almanaque Anos 70
Almanaque Anos 80
Almanaque Anos 90
Almanaque dos Quadrinhos

Resenhas para Anos 70 - Enquanto Corria a Barca (1)

ver mais
Ótimo
on 4/1/11


Um recorte dos anos 1970 no Brasil. Se este livro não é completo, andou bem próximo de ser. Sua leitura é super leve, direta e com muitos depoimentos, o que deixa o livro bem mais interessante na minha concepção. "Enquanto Corria a Barca", nos transporta para um Brasil em pleno os anos de chumbo, que mesmo com toda a repressão, mostra alguns jovens comprometidos com a causa política e muitos outros, voltados para o conhecimento de si mesmo. Gerando um conflito intelectual e individual.... leia mais

Estatísticas

Desejam6
Trocam1
Avaliações 3.9 / 29
5
ranking 28
28%
4
ranking 48
48%
3
ranking 17
17%
2
ranking 3
3%
1
ranking 3
3%

34%

66%

Nicki
cadastrou em:
05/06/2009 14:21:26

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR