Antes do Passado: o silêncio que vem do Araguaia

Antes do Passado: o silêncio que vem do Araguaia Liniane Haag Brum


Compartilhe


Antes do Passado: o silêncio que vem do Araguaia





Obra premiada com a Bolsa FUNARTE de Criação Literária.

Cilon Cunha Brum foi visto pela última vez em 9 de junho de 1971. Militante comunista, deixou para trás a faculdade e um bom emprego para combater a ditadura na chamada Guerrilha do Araguaia, um dos mais controversos episódios do período do regime militar. Cilon nunca voltou da selva. Seu sumiço foi encoberto pela mesma névoa de segredo e temor que a de outros desaparecidos políticos. Mas ele nunca foi – nem poderia ser – esquecido.

Antes do passado é um livro único porque ilumina um momento crucial da história brasileira pelo ponto de vista do núcleo familiar, sem cair nas armadilhas do interminável embate ideológico entre esquerda e direita, civis e militares, vítimas e algozes. Durante vinte anos, Liniane, a afilhada que Cilon não viu crescer, refez o percurso do padrinho, revirando arquivos e entrevistando todos que o conheceram.

Entre viagens ao Araguaia e mergulhos na intimidade familiar, Liniane traça um perfil emocionante do homem que sempre lhe pareceu um mistério. Os acontecimentos são narrados em crônicas – escritas a partir de depoimentos, recortes de jornal, fotos e documentos – e cartas endereçadas à avó Lóia, mãe de Cilon. O resultado é uma prosa ao mesmo tempo cortante e poética, revelando uma história de família que é também a história de um país inteiro.

“Diziam que sumira numa tal de Guerrilha do Araguaia. Eu era uma criança quando comecei a absorver essa história, sussurrada e captada em meio a um clima de medo e insegurança. Muito tempo passou até que se soubesse que ele era um desaparecido político, duas décadas e meia transcorreram até que ficasse claro que ele jamais iria voltar – que havia sido morto. Foram necessários 32 anos para que eu decidisse enfrentar o estigma do medo e do segredo: forças paralisantes, tão abstratas quanto profundas, cujas raízes só a maturidade e a cristalização (parcial) da recente história do Brasil me permitiram compreender.”




Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (1)

ver mais
Antes do Passado: o silêncio que vem do Araguaia

Similares

(12) ver mais
O Caranguejo
Operacao Araguaia
Guerra de Guerrilha no Brasil: A Saga do Araguaia
Borboletas e Lobisomens

Resenhas para Antes do Passado: o silêncio que vem do Araguaia (1)

ver mais
on 4/4/19


“Ele vai voltar, não sei quando, mas vai. Vou esperar.” A voz saiu embargada, o rosto virado tentava despistar. Rejane, a neta de onze anos, não costumava questioná-la. Naquele tempo, criança não inquiria os mais velhos. Ela via o esforço da vó Lóia em poupá-la, em se mostrar alegre mesmo quando estava triste. Percebia que a tristeza da avó produzia uma crosta invisível por todos os cômodos da casa. E sabia, como se sabem os nomes das coisas, que não era para falar. TRECHO DO LIVRO... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam2
Avaliações 4.2 / 10
5
ranking 60
60%
4
ranking 10
10%
3
ranking 20
20%
2
ranking 10
10%
1
ranking 0
0%

34%

66%

Paulo Sérgio So
cadastrou em:
07/09/2012 22:19:48
Débora
editou em:
16/03/2015 12:33:51