Antes o mundo não existia

Antes o mundo não existia Umusï Pãrõkumu...


Compartilhe


Antes o mundo não existia





Em 1978, Berta Gleizer Ribeiro, durante uma viagem ao Rio Negro para pesquisar o trançado indígena, teve notícia de que dois índios Desana haviam escrito a mitologia de seu povo. Berta foi ao encontro deles no Rio Tiquié. Durante um mês e meio trabalharam juntos. Berta datilografou, revisou e reescreveu o texto desse livro. Ela conta essa história na introdução da primeira edição de 1980, reproduzida em parte nesta edição.
Passados alguns anos, já sem exemplares do livro, Tõrãmü Këhírii manifestou seu desejo de publicá-lo novamente. Em 1995, com aprovação da FOIRN (Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro), Antes o mundo não existia é novamente editado, tornando-se o ponto de partida da coleção Narradores Indígenas do Rio Negro, publicada pelo ISA – Instituto Socioambiental, e destinada prioritariamente ao público indígena da região. Organizada e revisada pela antropóloga francesa Dominique Buchillet em conjunto com Luiz Lana a partir do manuscrito original, a segunda edição inspirou-se na Proposta para uma Grafia da Lingua Tukano elaborada por professores Tukano e a linguista Odile Lescure.
Em 2018 convidamos Tõrãmü Këhíri, hoje com 74 anos, para vir ao Rio de Janeiro. Através de longas conversas estabelecemos algumas alterações referentes às edições anteriores. Substituímos os seguintes termos: firmamento por céu, trevas por escuridão, demiurgo por espírito, indolente por preguiçoso, cigarro por tabaco ou cigarro de tabaco, mágicas por espirituais, balão por esfera, torre por pico, pátio por terreiro, graus ou níveis por camadas, navio por canoa, comandantes por chefes, embarcação por canoa da transformação, ancestral por vovô e descendentes por filhos. Retornamos também à opção da primeira edição quanto ao uso da palavra enchente no lugar de dilúvio.
Tõrãmü Këhíri criou novas ilustrações, respeitando integralmente a narrativa pictórica anterior. Com a intenção de facilitar o percurso da leitura, inserimos as novas ilustrações ao longo do texto e não mais no final como nas edições anteriores. Tõrãmü Këhíri realizou ainda novos desenhos.

Edições (1)

ver mais
Antes o mundo não existia

Similares


Resenhas para Antes o mundo não existia (3)

ver mais
UMA PARTE DA GENTE CONTADA POR GENTE PERSISTENTE EM EXISTIR
on 10/10/22


Antes o mundo não existia, de Umusi Pãrõkumu e Tõrãmu Kehíri é a história de um povo contada por eles mesmos. Tamanho feito (inédito na ocasião da primeira edição do livro em 1980) já instiga o leitor curioso em vislumbrar toda a mitologia, toda a cosmogonia de um povo amazônico; no caso aqui, os DESANA. E é realmente fantástico tomar contato com essa ancestralidade indígena, autóctone que infelizmente acabamos perdendo, ou nem sequer conhecendo direito, durante a nossa formação como b... leia mais

Estatísticas

Desejam11
Trocam1
Avaliações 4.0 / 11
5
ranking 27
27%
4
ranking 64
64%
3
ranking 9
9%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

26%

74%

Larissa
cadastrou em:
22/07/2020 21:47:21
Larissa
editou em:
22/07/2020 21:47:51

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR