Antígona

Antígona Sófocles


Compartilhe


Antígona





Antígona, uma das mais famosas tragédias gregas é uma aventura de lealdade, dignidade, linguagem, vida. Uma mulher que, sozinha, abala uma tirania.

Esta é uma das mais célebres tragédias gregas. Antígona é uma peça de fortes contrastes. Onde convocar forças para derrubar o tirano quando cidadãos respeitáveis calam? Sófocles coloca em cena uma mulher sem partidários, sem exército, sem nada. Antígona abala a tirania sozinha. E isso numa sociedade em que a vida pública era de exclusiva competência masculina. O homem é terrível (deinós), dirá o coro. Preserve-se a ambigüidade. O homem é terrível no crime e na virtude, em altos pensamentos e atitudes intempestivas, na opressão e na luta pela liberdade. Antígona é uma aventura de lealdade, dignidade, linguagem, vida.

Edições (4)

ver mais
Édipo Rei / Antígona
Édipo Rei / Antígona
Édipo Rei; Antígona
Antígona

Similares

(12) ver mais
Manuscritos Econômico-Filosóficos
Manuscritos econômico-filosóficos
A República
Lisístrata

Resenhas para Antígona (19)

ver mais
on 23/4/14


Eu pensei que seria uma leitura difícil, mas não foi tanto assim. Acabei bastante envolvida e senti pelos personagens. As situações são desesperadoras, e, a escrita mais densa soa como um canto de lamentos. Consegui visualizar as cenas e fiquei com muita vontade de vê-las representadas no palco. Os gregos, com certeza, sabiam escrever tragédias. O mais difícil da leitura é a atenção que ela requer. Eu fiz questão de ler em um dia em que estava com vontade de ler alguma coisa mais desa... leia mais

Estatísticas

Desejam43
Trocam43
Avaliações 4.0 / 1.111
5
ranking 37
37%
4
ranking 32
32%
3
ranking 25
25%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

35%

65%

Jean Marcelo
cadastrou em:
26/07/2012 17:42:42