Antígona

Antígona Sófocles
Donaldo Schüler
Cegalla


Compartilhe


Antígona





Antígona, peça de Sófocles, aqui traduzida pelo grande escritor e dramaturgo Millôr Fernandes, traz o embate entre um rei e sua sobrinha. De um lado, há um monarca que acredita ter um poder sem limites, e, de outro, uma jovem rebelde decidida a assumir uma sentença fatal, alegando agir em nome de leis naturais, verdadeiramente supremas, que precederiam os poderes do soberano.

Na introdução, Adriane da Silva Duarte, professora de Literatura Grega na USP, afirma que Antígona “ganha relevância sempre que, assombrados pelos mortos, precisamos resistir”. E não é difícil para nós, leitores contemporâneos deste clássico, reconhecermos o que ela nos explica. O confronto entre Creonte e Antígona encena rivalidades centrais da experiência humana — a justiça e a injustiça, o direito natural e o direito positivo, a sociedade e o indivíduo, o Estado e a consciência, a prática e a moral, a submissão e a rebeldia, o masculino e o feminino, o velho e o jovem.

No posfácio, o aclamado diretor, ator e professor de teatro Amir Haddad pergunta: “Como posso atender um chamado forte dentro de mim sabendo que a realização desse desejo não será bem recebida pelo mundo em que eu vivo?” Essas são algumas das questões levantadas por esta peça, as quais desde a Antiguidade, têm se mostrado atemporais e, portanto, tão próximas à nossa vida.

Drama / Ficção

Edições (21)

ver mais
Antígona
Antígona
Antigonick
Antígona

Similares

(26) ver mais
O melhor do Teatro Grego
Édipo em Colono
Lisístrata
Os Sete Contra Tebas

Resenhas para Antígona (131)

ver mais
OBRA PRIMA
on 20/4/21


Não sei nem por onde começar a falar sobre isso aqui, nem o que falar na verdade. A tamanha genialidade de Sófocles, não só em Antígona mas em toda trilogia tebana, me deixa de queixo caído até hoje.... leia mais

Vídeos Antígona (2)

ver mais
ANTÍGONA (#135) + projeto Anna Kariênina parte 1

ANTÍGONA (#135) + projeto Anna Kariênina part


Estatísticas

Desejam265
Trocam18
Avaliações 4.0 / 3.334
5
ranking 37
37%
4
ranking 37
37%
3
ranking 21
21%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

32%

68%

Roberto
cadastrou em:
06/08/2021 10:53:33
Roberto
editou em:
06/08/2021 10:54:05

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR