Antologia da Alimentação no Brasil

Antologia da Alimentação no Brasil Luís da Câmara Cascudo


Compartilhe


Antologia da Alimentação no Brasil





Não há como negar que os dois maiores pensadores brasileiros pioneiros em discorrer de forma inovadora a questão da comida e da cozinha, com sabedoria e arte, foram Luís da Câmara Cascudo e Gilberto Freyre.
De Freyre, pode-se afirmar que em toda sua obra o assunto é recorrente desde seus escritos iniciais, passando pelos clássicos Casa-grande & senzala, Nordeste e Açúcar. De Câmara Cascudo podemos dizer o mesmo e ainda completar que comida e cozinha sempre estiveram presentes obra dele, como elementos perenes da cultura de um povo.

Tanto é verdade que, no prefácio do seu História da alimentação no Brasil, escrito entre 1962 e 1963, Câmara Cascudo diz logo em seu primeiro parágrafo: "Em todas as pesquisas nunca esqueci de investigar sobre a alimentação popular em sua normalidade. E também nos dias festivos, ciclo religioso, a comida antiga, modificações, pratos que tiveram fama e que são recordados como a mortos queridos. Sertão e praia, cidade e vila, pelo Nordeste, Sul, viagens fora do Brasil, estava vigilante na pergunta e registro".

Quinze anos depois, em 1977, é publicada a Antologia da alimentação no Brasil, organizada pelo professor Cascudo, em que são apresentados vários ensaios de sua própria autoria e alguns outros de personagens conhecidos do cenário nacional. Ao abrir a coletânea, Câmara Cascudo assevera: "Expus o fundamento, as raízes permanentes do cardápio tradicional na participação indígena, africana e portuguesa, quando o Brasil organizava sua existência coletiva (...) expus o panorama das preferências, o comum na comida nacional, com inimitáveis pesquisas dessas constantes no tempo. As complementações bibliográficas fizeram-se nas viagens para verificação da contemporaneidade alimentar em sua autenticidade positiva".

A obra traz à tona as características da alimentação do brasileiro sob os mais variados pontos de vista: histórico, literário, etnográfico e social. Com textos de várias épocas, autênticos, que inovam os antigos e estimulam os mais novos expondo em linhas gerais o paladar brasileiro. Sem modéstia alguma, o incansável professor encerra a apresentação dizendo: "Esta antologia completa e fecha tudo quanto estudei de alimentação no Brasil. Acta est fabula..." que no latim significa: A peça foi representada ou A história está completa.

Edições (1)

ver mais
Antologia da Alimentação no Brasil

Similares

(14) ver mais
A  Fisiologia do Gosto
História da Alimentação no Brasil
O Terceiro Prato
História da  Alimentação

Estatísticas

Desejam9
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.6 / 7
5
ranking 29
29%
4
ranking 14
14%
3
ranking 43
43%
2
ranking 14
14%
1
ranking 0
0%

40%

60%

Valeria
cadastrou em:
04/01/2012 17:28:38