Antologia Poética

Antologia Poética Augusto dos Anjos


Compartilhe


Antologia Poética (Coleção Biblioteca Folha #24)





"Augusto dos Anjos (1884-1914) é um poeta estranho, perturbador, inquietante e, como não poderia deixar de ser, capaz de grande sedução. " Sua única obra - "Eu" (1912) - explora as temáticas da podridão, da decomposição e dos terrores noturnos. Ele alucinadamente vê o corpo sendo destruído pelos vermes, após a morte, e talvez por isso lança mão de toda a base cientifico-filosófica do seu tempo para gritar aos outros homens sobre as nossas fomes e as nossas faltas. O amor, a solidariedade, a justiça. Grita também ao cosmos: pergunta quem somos, onde estamos, de onde viemos, para onde vamos.
Um de seus mais intrigantes mistérios é o quanto o apreciam: as reedições surpreedem; os que o relêem, o declamam, o sabem de memória.
Poéta de leitura complexa, que exige conhecimentos científicos e filosóficos; de versos não raro herméticos; iconoclasta, niilista, irônico e ao mesmo tempo agônico, Augusto dos Anjos foi considerado pelo público e pela crítica de seu tempo, habituados á elegância parnasiana, um criador de mau-gosto, malcriado. O vocabulário pouco comum, a multiplicidade de influências literárias que recebe e recria, tornando-se inclassificável e principalmente o desespero radical com que tematiza o fim de todas as ilusões românticas são alguns motivos de sua rejeição e paradoxalmente de sua aceitação.

Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Antologia Poética

Similares


Resenhas para Antologia Poética (2)

ver mais
on 5/2/21


Releitura de um favorito da adolescência, numa edição velha, comprada nos anos 90, já está toda com as páginas soltas, mas não tenho coragem de me desfazer. Augusto dos Anjos escolheu temas difíceis, nada de termos agradáveis, fez poesia sobre escarro, estrume, aborto, vermes, podridão, doença, morte. Adoro. ETERNA MÁGOA O homem por sobre quem caiu a praga Da tristeza do Mundo, o homem que é triste Para todos os séculos existe E nunca mais o seu pesar se apaga! Não crê em nada, pois... leia mais

Estatísticas

Desejam8
Trocam5
Avaliações 4.0 / 98
5
ranking 34
34%
4
ranking 37
37%
3
ranking 24
24%
2
ranking 5
5%
1
ranking 0
0%

33%

67%

Evandro
cadastrou em:
05/01/2009 11:10:21
Fran Ferreira
editou em:
21/11/2016 12:16:34

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR