Antologia poética

Antologia poética Manuel Bandeira


Compartilhe


Antologia poética





Prosseguindo com o relançamento das obras de Manuel Bandeira, a Global Editora leva às livrarias Antologia poética Manuel Bandeira — uma coletânea organizada pelo próprio autor, em 1961, que reúne perto de duzentos e cinquenta poemas publicados nos livros A cinza das horas, Carnaval, O rimo dissoluto, Libertinagem, Estrela da manhã, Lira dos cinquen’anos, Belo belo, Opus 10, Estrela da tarde, Poemas traduzidos e Mafuá do malungo.

Segundo os estudiosos, Manuel Bandeira, em sua poesia, abandonou o tom retórico de seus predecessores e usou a fala coloquial para tratar, com objetividade e humor, de temas triviais e eventos do dia a dia. Apesar de sua refinada sensibilidade, que remonta aos clássicos portugueses, o autor era capaz, também, de se fascinar com o insólito e o corriqueiro.

Em julho de 1961, Bandeira escreveu, no prefácio, o que melhor sintetiza a ideia original do que vem a ser esta obra: “A antologia atual é mais completa que as anteriores por incluir também poemas de circunstâncias, constantes do livro Mafuá do malungo, e traduções que fiz de poetas estrangeiros, tiradas do livro Poemas traduzidos. Além disso, recolhem-se nela alguns poemas recentes ainda não coligidos em livro. Como nas duas primeiras, aqui o critério foi marcar a evolução da minha poesia, aproveitando de cada livro o que me parecia representar melhor a minha sensibilidade e a minha técnica”.

Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (4)

ver mais
Antologia poética
Bandeira de Bolso
Antologia Poética
Manuel Bandeira

Similares

(27) ver mais
outono azul a sul
Estrela da Vida Inteira
Estrela da Vida Inteira
Antologia Poética

Resenhas para Antologia poética (14)

ver mais
Antologia Poética
on 23/3/23


Organizada pelo próprio autor em 1961, "Antologia poética" traz notáveis poemas publicados ao longo da carreira e nos mais variados livros. Extraímos dessa obra basilar poemas que tratam do cotidiano, da vida e da morte, da infância e vida do autor e ao final, traduções de poesia e prosa de autores consagrados. O contato com uma antologia proporciona conhecer o estilo do autor, sua evolução e as influências que guiaram seus textos. Por isso, que quando se fala em Manuel Bandeira é mer... leia mais

Estatísticas

Desejam30
Trocam26
Avaliações 4.2 / 325
5
ranking 47
47%
4
ranking 35
35%
3
ranking 15
15%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

29%

71%

Dominique
cadastrou em:
16/07/2013 18:53:24
Jenifer
editou em:
02/03/2020 12:22:25

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR