Antologia Poética

Antologia Poética Alphonsus de Guimaraens


Compartilhe


Antologia Poética


com poemas inéditos




"A poesia é o dia reinventado". Êste verso de Alphonsus de Guimaraens Filho talvez possa representar uma chave para melhor conhecimento de sua poesia.
Dia reinventado: a procura do que há de luminoso nos caminhos que a alma persegue, ou a que aspira. A incidência da poesia sôbre as coisas, ainda as mais humildes, tocando-as de um halo capaz de sugerir o maravilhoso.
Partindo para a revalorização do sonêto lírico, o poeta busca desvendar "a si mesmo e a seus leitores todo um mundo de contornos mágicos, em que se dissolviam as aparências da vida cotidiana, para dar lugar a realidades outras e mais altas" — no dizer de Carlos Drummond de Andrade.
Seu lirismo, não raro refletindo com amargura a áspera realidade de nosso tempo, obedece a uma tendência mística inata, que nos transmite mais do que um deslumbramento pessoal: conduz-nos a outros.
A presente edição, organizada pelo próprio Autor, encerra poemas de todos os seus livros publicados, além de uma obra até agora inédita: "O Habitante do Dia".

Edições (1)

ver mais
Antologia Poética

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

43%

57%