Antonio

Antonio Beatriz Bracher


Compartilhe


Antonio (Coleção: Nova Prosa)





Neste terceiro romance de Beatriz Bracher, Benjamim, o protagonista, na iminência de ser pai, descobre um segredo familiar e decide saber dos envolvidos como foi que tudo aconteceu. Três deles - a avó, Isabel; Haroldo, amigo de seu avô; e Raul, amigo de seu pai - lhe contarão suas versões dos fatos, e é recolhendo esses cacos de memórias alheias que Benjamim montará o quebra-cabeças da história de sua família. Narrativa polifônica, em que cada capítulo dá voz a um dos três narradores-personagens, é possível associá-la ao Faulkner de Enquanto agonizo, mas também ao Lúcio Cardoso de Crônica da casa assassinada.

Um dos méritos do livro está sem dúvida na enorme capacidade da escritora de articular o geral e o particular, o individual e o histórico, construindo personagens ao mesmo tempo únicos e claramente identificáveis em seu contexto social. Romance instigante que, como observa Rodrigo Lacerda, coloca protagonista e leitores "curiosamente, na mesma condição: a de ouvintes emocionados".

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
Antonio

Similares

(12) ver mais
Não falei
A Confissão
A chave de casa
Anatomia do paraíso

Resenhas para Antonio (3)

ver mais
Memorável
on 1/2/09


"Antonio" é um dos típicos casos de como os prêmios literários do país muitas vezes pecam ao escolherem premiar algum autor já respeitado e conhecido ao invés de valorizarem o novo. Esse livro esteve em muitas das listas dos mais famosos prêmios literários de 2008 e perdeu todas as vezes para "O filho eterno", de Cristovão Tezza, que é um bom livro, sim, mas não chega a ter o sopro de brilhantismo de "Antonio". Beatriz Bracher confirma-se como grande criadora de bons e fortes personage... leia mais

Estatísticas

Desejam63
Trocam3
Avaliações 4.1 / 105
5
ranking 41
41%
4
ranking 37
37%
3
ranking 17
17%
2
ranking 3
3%
1
ranking 2
2%

33%

67%

Pedro Camargo
cadastrou em:
02/02/2009 14:59:48
Jenifer
editou em:
12/09/2019 18:32:17