Antonio Gramsci do liberalismo ao "comunismo crítico"

Antonio Gramsci do liberalismo ao "comunismo crítico" Domenico Losurdo


Compartilhe


Antonio Gramsci do liberalismo ao "comunismo crítico"





"Com a acuidade investigativa que lhe é peculiar no trato com a história das ideias, Domenico Losurdo reconstrói neste livro, magistralmente, o processo de formação da personalidade política e intelectual de Antonio Gramsci. Como em outros notáveis estudos, aqui volta a mostrar que, para compreender um autor, é necessário conhecer profundamente o contexto histórico-político-cultural com o qual está envolvido.

Assim, em contraste com o clima das primeiras décadas do século XX, dominado pela exaltação da guerra, o colonialismo e a superioridade racial, Losurdo faz emergir as corajosas posições de Gramsci, o acerto das suas ideias e a elaboração de uma nova visão socialista do mundo. Analisa o progressivo deslocamento de Gramsci da esfera de influência do neo-idealismo, destacando o distanciamento crítico e a superação em relação ao pensamento de Croce e Gentile. Aborda, com a competência de poucos, a espinhosa interlocução crítica de Gramsci no interior do próprio marxismo e os embates travados com as correntes mecanicistas, dogmáticas e messiânicas.

O resultado surpreendente que emerge das análises de Losurdo é o retrato de uma figura singular de político e intelectual que chegou a se afirmar com o vigor do seu próprio pensamento e sua originalidade, sem negar a herança proveniente da modernidade, dos movimentos revolucionários e da tradição marxista.

O Gramsci que Losurdo resgata torna-se, então, irredutível aos horizontes das ideologias dominantes, às hermenêuticas levianas que diminuem a sua atualidade e às tentativas que querem neutralizar as suas propostas revolucionárias. Leitura incomum, solidamente ancorada na história e enraizada na nossa realidade, o livro que o leitor tem em mãos é uma ocasião imperdível para encontrar-se com um personagem extraordinário do século XX, captado no vivo dos conflitos do seu tempo e das suas múltiplas contribuições para a renovação do marxismo.

Acima de tudo, é um manancial de inspiração e de fundamentação para quem pretende desvendar as tantas armadilhas político-ideológicas disseminadas hoje no mundo e no Brasil, que visam desqualificar as conquistas dos trabalhadores e desorientar as lutas hegemônicas das classes populares."


Filosofia

Edições (1)

ver mais
Antonio Gramsci do liberalismo ao "comunismo crítico"

Similares

(12) ver mais
Guerra e Revolução
O Marxismo Ocidental
Hegel e a liberdade dos modernos
Contra-história do Liberalismo

Estatísticas

Desejam12
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 3
5
ranking 67
67%
4
ranking 33
33%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

49%

51%

Bruno
cadastrou em:
12/08/2015 23:38:21
Bruno
editou em:
16/08/2015 11:33:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR