Aos Meus Amigos

Aos Meus Amigos Maria Adelaide Amaral


Compartilhe


Aos Meus Amigos





'Aos meus amigos' tem como tema central um dos principais da literatura de todos os tempos - a amizade.

A amizade, porém, se aqui rima com 'fraternidade e solidariedade', não rima necessariamente com felicidade. A história do romance, baseada em fatos reais da vida da autora, se articula em torno de um leito de morte. Na verdade, de um leito de suicídio, o do escritor e publicitário Leo (inspirado em Décio Bar, amigo da escritora, a quem o romance é dedicado). É o seu suicídio que, no agitado ano de 1989, mobilizará a retomada da 'velha turma', que vivera intensamente os ideais da esquerda nos anos da ditadura militar brasileira (1964-1985). Um reencontro feito também de desencontros, inclusive políticos. Após o suicídio de Leo, seus amigos reúnem-se para velar o corpo e tentar manter viva sua memória, enquanto procuram os originais de um livro que teria deixado. Romance ágil, grandemente baseado em diálogos, mais do que em descrições, os fatos e personagens são, então, construídos e reconstruídos por referências e reminiscências, como nas conversas reais. É a palavra falada, enfim, que reina no romance, assim como na vida.



— Lu? É a Bia. Tou ligando pra você pra te dar uma notícia muito triste...

— Alô?

— ...

— Bia? (Será que a linha caiu?)

— Não...

— O que pe que está accontecendo?

— Eu não consigo parar de chorar!

— Pelo amor de Deus! quer me dizer de uma vez o que foi que aconteceu?

— O Leo morreu.



Assim começa o livro, que conta a história do reencontro de uma turma de antigos amigos. Passado e presente se misturam em cada diálogo, mostrando que viver é, no fundo, fazer escolhas.

O livro inspirou a minissérie Queridos Amigos, exibida em 2008 na TV Globo.

Literatura Brasileira / Romance / Drama / Política

Edições (4)

ver mais
Aos meus amigos
Aos Meus Amigos
Aos Meus Amigos
Aos Meus Amigos

Similares

(1) ver mais
O bruxo

Resenhas para Aos Meus Amigos (23)

ver mais
A diversidade em um grupo de amigos
1 month, 1 day ago


Maria Adelaide Amaral mostra através de muitos personagens o quanto um grupo de amigos tem todo tipo de personalidade. Aqui são mostradas diversidades social, cultural, de gênero, dentre outras, que podem conviver muito bem juntas quando respeitadas, mesmo que não sejam necessariamente entendidas em sua totalidade. Retrata também o quanto os amigos são importantes em nossas vidas. A lição que pode ser tirada daqui é que os bons amigos sempre permanecem juntos, independente do que acont... leia mais

Estatísticas

Desejam55
Trocam22
Avaliações 3.9 / 464
5
ranking 33
33%
4
ranking 34
34%
3
ranking 23
23%
2
ranking 7
7%
1
ranking 2
2%

32%

68%

Rev. Peterson
cadastrou em:
07/01/2009 15:45:51
Alexsandra
editou em:
18/11/2016 12:06:47