Apologia da História

Apologia da História Marc Bloch


Compartilhe


Apologia da História


ou O Ofício do Historiador




Fuzilado pelos nazistas em 16 de junho de 1944 próximo a Lyon, Marc Bloch deixava inacabado um livro de metodologia, Apologia da História ou O Ofício de Historiador, – publicado pela primeira vez em 1949 por Lucien Febvre. Esta nova edição da obra póstuma de Marc Bloch, organizada e anotada por seu filho primogênito Étienne, apresenta o texto em sua integralidade e sem modificação alguma. Inclui também o prefácio de Jacques Le Goff à edição francesa e uma apresentação à edição brasileira, feita pela professora Lilia Moritz Schwarcz.

Como ponto de partida, Marc Bloch aproveita a interrogação de um filho que lhe pergunta para que serve a história. Essa confidência familiar já revela de saída o cerne de uma de suas convicções: a obrigação de o historiador difundir e esclarecer. Ele deve, nas palavras do autor, “saber falar, no mesmo tom, aos doutos e aos estudantes”. Nem que fosse por essa única afirmação, Apologia da História permanece hoje em dia – quando o jargão hermético invadiu tantos livros de história – de uma atualidade espantosa.



“Este livro inacabado é um ato completo de história.”

Jacques Le Goff

História

Edições (2)

ver mais
Apologia da História
Apologia da História

Similares

(45) ver mais
Teoria da História
Domínios da história
O queijo e os vermes
Sobre História

Resenhas para Apologia da História (19)

ver mais
on 23/5/11


"Apologia da História" me deu um pouco de trabalho. É um livro bem teórico; demorei mais de um mês para terminar de lê-lo (quando não chega a ter 160 páginas) pela complexidade da linguagem e do conteúdo. O livro é enxuto: muita informação em poucas palavras (o que considero uma virtude, nesse caso). Claro que essa "alta densidade" dificulta a compreensão - não foram raros os momentos em que tive que reler passagens a fim de conseguir entendê-las. Quanto ao conteúdo, é excelente. Ma... leia mais

Vídeos Apologia da História (1)

ver mais
#015 Apologia da História, de Marc Bloch

#015 Apologia da História, de Marc Bloch


Estatísticas

Desejam179
Trocam4
Avaliações 4.3 / 816
5
ranking 54
54%
4
ranking 30
30%
3
ranking 13
13%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

47%

53%

Clarissa
cadastrou em:
07/01/2009 01:30:48