Apologia de Sócrates

Apologia de Sócrates Platão


Compartilhe


Apologia de Sócrates (O essencial da filosofia grega #1)


Apologia de Sócrates & Críton




Os atenienses Anito, Meleto e Licão, os principais acusadores de Sócrates, não defendiam apenas que o filósofo corrompia a juventude; eles lutavam também pelas virtudes da tradição poética vinculada a Homero. Aristófanes, um dos responsáveis, segundo Sócrates, dos preconceitos contra o filósofo, era outro grande defensor dessa virtude.

Sócrates, de certa forma, estava em guerra com a tradição poética prega. O método de Sócrates era oposto à narrativa épica de Homero. Sua dialética não tinha nada de semideus com superpoderes e histórias de incrível coragem. Ao contrário, Sócrates questionava os métodos, as virtudes e as ideias dos poetas; ele defendia novas virtudes. Ao invés do combate físico, Sócrates queria o combate retórico, no qual o melhor argumento filosófico era sempre o vencedor.

Filosofia / Literatura Estrangeira

Edições (22)

ver mais
Apologia De Sócrates
Apologia de Sócrates
Apologia de Sócrates
Apologia de Sócrates e Críton

Similares

(43) ver mais
O Banquete
O Julgamento de Sócrates
O Processo de Sócrates
O Príncipe

Resenhas para Apologia de Sócrates (43)

ver mais
on 15/10/09


Assim como a maior parte das obras de Platão, esta fala sobre seu mestre, e o mostra perfeito, infalível, como também é de praxe. Mas ainda assim é sempre prazeroso acompanhar as impecáveis linhas de raciocínio de Sócrates em diálogos e discussões, mesmo sabendo que ele provavelmente não era tão competente assim. É mais ou menos como ler os evangelhos, que mostram um Jesus certamente distorcido pela visão idolátrica de seus apóstolos. Aproveitando a comparação, Sócrates é uma espécie d... leia mais

Estatísticas

Desejam143
Trocam55
Avaliações 4.1 / 2.201
5
ranking 43
43%
4
ranking 34
34%
3
ranking 18
18%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

57%

43%

Geder
editou em:
17/12/2018 12:00:32