Aprender a Ler

Aprender a Ler Reinildes Dias...


Compartilhe


Aprender a Ler


Metodologia para estudos autônomos




Foi pensando em incentivar o desenvolvimento de suas habilidades de
leitura para que você possa ler textos com competência que Aprender
a ler: metodologia para estudos autônomos foi idealizado e produzido. A
premissa subjacente é a de que quem lê bem aprende mais e melhor,
principalmente no ambiente da educação formal no qual o saber é, na
maioria das vezes, construído com base na leitura de textos escritos.
Aprender a ler segue o livro que o antecede, Aprender a aprender, e os
dois juntos fornecem uma base sólida para você se capacitar como
um aprendiz cada vez mais autônomo, capaz de correr riscos e tomar
decisões conscientes.

Tendo isso em vista, esta obra começa salientando a importância de
saber ler bem em uma sociedade letrada como a nossa e acrescenta
que a leitura é muito importante no seu processo de aprendizagem.
Deixa claro que estabelecer objetivos e utilizar procedimentos de
leitura adequados são ações essenciais na compreensão de um
texto.

Queremos que você faça uso consciente das estratégias de leitura e
se dê conta da importância do seu conhecimento anterior (conhecimento
de mundo ou enciclopédico, conhecimento textual e conhecimento
léxico-sistêmico) no processo de interação com o texto
para construir o seu sentido. Queremos também que você se lembre
sempre de que o texto não diz tudo objetivamente na sua superfície
lingüística, mas deixa “vazios” – implícitos, pressupostos, subentendidos
– que devem ser preenchidos com base no seu conhecimento
anterior. Se por um lado o texto é lacunar, marcado por incompletude,
por outro, você deve estar atento(a), pois ele também fornece
pistas textuais e contextuais que o(a) ajudam a compreendê-lo.
Nesse trabalho colaborativo de recriação do que é omitido, de preenchimento
de lacunas e de utilização de pistas textuais e contextuais,
o sentido é (re)construído.

Fica evidente o seu papel ativo de leitor(a) por meio das operações
lingüístico-cognitivas realizadas no processo de interação com o
texto que está sendo processado para compreensão.

No que diz respeito ao seu desenvolvimento consciente do uso
de estratégias de leitura, optamos por priorizar o seu contexto de
aprendizagem, fazendo uso de textos de diferentes disciplinas dos
Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Química oferecidos
pela UFMG, na modalidade a distância. Nossa intenção particular
é estreitar as suas relações cognitivo-afetivas com o seu material
de aprendizagem. Este livro também fornece orientações sobre a
leitura de hipertextos e sobre o processo de pesquisa on-line, dada a
importância que o ciberespaço desempenha atualmente na sua vida
pessoal, acadêmica e profissional.

Nós o(a) convidamos a enfrentar os desafios que Aprender a ler propõe,
visando a sua competência para ler bem e, conseqüentemente,
aprender melhor. Esperamos que você se torne um(a) leitor(a)
competente, um(a) aprendiz autônomo(a), e que nosso livro seja
uma contribuição nesse sentido. Bom trabalho!

Didáticos / Técnico

Edições (1)

ver mais
Aprender a Ler

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%

Marcelo Catanho
cadastrou em:
26/08/2017 02:52:03
Marcelo Catanho
editou em:
26/08/2017 02:56:06

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR