Aquele que é digno de ser amado

Aquele que é digno de ser amado Abdellah Taïa


Compartilhe


Aquele que é digno de ser amado





O marroquino Abdellah Taïa foi o primeiro escritor árabe a se assumir homossexual publicamente, em 2006. Para muitos homossexuais vivendo no mundo árabe sob opressão político-religiosa, seu rosto é o único com o qual se identificar, a única inspiração visível. Em seus livros, Abdellah Taïa exibe a dignidade do homossexual árabe. Merecidamente,como autor, ele se tornou um ícone de resistência, e sua obra está entre as mais relevantes no que se produz na literatura atualmente.

Aquele que é digno de ser amado é seu primeiro romance publicado no Brasil. O livro toma a forma de quatro cartas. Nas duas primeiras, o personagem principal, Ahmed, homossexual marroquino de 40 anos residente em Paris, escreve à mãe, Malika, morta faz cinco anos, e ao amante francês, Emmanuel, que conheceu no Marrocos aos 17 anos e com quem partiu para a França. As outras duas cartas são dirigidas a Ahmed por Vincent, um amante do passado, e Lahbib, um amigo de infância.

Essa correspondência se estende por vinte e cinco anos, de 1990 a 2015. Nas cartas, Ahmed questiona e é questionado sobre sua homossexualidade, sua relação com a mãe, seus vínculos com o Marrocos e sua identidade como árabe na sociedade francesa.

Ao partir para a França com Emmanuel e adotar a língua e o modo de vida do colonizador, Ahmed ganhou liberdade para expressar sua sexualidade, mas perdeu suas raízes e sua identidade.

Aquele que é digno de ser amado é um livro que fala de vários temas: da relação difícil entre mãe e filho, da dor da homossexualidade, do exílio no estrangeiro, da ilusão de emancipação e da submissão cultural. No entanto, sobretudo, é um livro que fala do colonialismo e das relações de poder, e de como eles se refletem na vida afetiva de um homossexual árabe de 40 anos radicado nos dias de hoje em Paris.

Ficção / LGBT / GLS / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Aquele que é digno de ser amado

Similares

(7) ver mais
Lavoura arcaica
A imensidão íntima dos carneiros
Um país para morrer
Correio noturno

Resenhas para Aquele que é digno de ser amado (46)

ver mais
Você é aquele que é digno de ser amado
on 21/11/22


Como um livro pode dizer tanto em pouquíssimas páginas? Essa é a sensação predominante ao terminar o breve e intenso "Aquele que é digno de ser amado", do escritor marroquino Abdellah Taïa. O livro é composto por quatro cartas escritas em tom de despedida, do remetente para o destinatário, sendo que o protagonista Ahmed ora escreve, ora é a quem se destina a carta. A primeira carta, escrita por Ahmed para sua mãe Malika, aborda a complexa relação entre os membros de sua família no Mar... leia mais

Vídeos Aquele que é digno de ser amado (1)

ver mais
todos livros lidos de setembro (5 estrelas, decepções, classicos e farofinhas) | 2021

todos livros lidos de setembro (5 estrelas, d


Estatísticas

Desejam106
Trocam1
Avaliações 4.1 / 326
5
ranking 45
45%
4
ranking 37
37%
3
ranking 14
14%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

35%

65%

Jenifer
cadastrou em:
23/10/2018 16:56:26
Fernando
editou em:
20/11/2022 19:18:24