Aqui, no coração do inferno

Aqui, no coração do inferno Micheliny Verunschk


Compartilhe


Aqui, no coração do inferno





Leia a orelha do livro Aqui, no coração do inferno, texto de Maria Valéria Rezende:

Os grandes poetas e ficcionistas têm uma antena pronta a captar o que há de ser então narrado pois precisará ser lido mais adiante, quando só a imaginação for capaz de interpretar os fatos, ou seus disfarces, e desvelar a verdade escondida. Micheliny Verunschk tem essa antena muito sensível! Este romance começou a ser escrito (e reescrito) há anos, para estar pronto e vir à luz exatamente quando se tornou indispensável para nos ajudar, sobretudo aos mais jovens, ao difícil exercício de reconhecer e compreender as sombras de nosso passado, não muito remoto, projetadas sobre nosso presente caótico e incerto, porque “bandidos e heróis podem trocar de papel de um jeito que, às vezes, a gente pode não saber mais quem é quem”.

Começa -se por ouvir a voz da adolescente, curiosa, inteligente e observadora, tentando articular o que vê e ouve, aberta ou clandestinamente, no povoado onde vive, dentro de casa, nas gavetas do pai (estranho delegado de polícia, cheio de segredos), nas perguntas e explosões de rebeldia da irmã mais velha, em sua própria intimidade, com fragmentos de informação retidos da escola para entender e interpretar a seu modo a história que quer contar. O desafio para ela e para todos nós, sempre, é ser capazes de “costurar uma história na outra”, sabendo porém que “nem tudo precisa ser explicado numa história. Se precisasse, não faria sentido existir a imaginação.” Uma voz que ao longo do livro-tempo amadurece, à medida em que descobre aquilo que conta. História à qual os que insistem em pegar etiquetas aos livros poderiam aplicar apressadamente o carimbo de "regionalismo", de "realismo mágico "... mas aqui se trata não apenas de uma história contada com maestria, mas de um aprendizado, de um campo onde se podem colher códigos e pistas para ler melhor, investigar como a narradora, ficar atentos ao estranho que é o mundo hoje, ontem, agora, aqui e alhures, e defender-se de suas armadilhas.
Arme-se o leitor, portanto, de imaginação e coragem para empreender esse árduo caminho em busca da verdade, o caminho que nos resta.

Romance

Edições (1)

ver mais
Aqui, no coração do inferno

Similares

(4) ver mais
O peso do coração de um homem
O Movimento dos Pássaros
Árvores solitárias que encontramos pelo caminho
O amor, esse obstáculo

Resenhas para Aqui, no coração do inferno (3)

ver mais
on 29/4/19


Algo me dizia para ler todos os livros da ‘Trilogia infernal’ antes de me aventurar a escrever resenha para qualquer um dos volumes. Houvesse contrariado meus instintos e teríamos, agora, um comentário completamente diferente: cheio de lacunas, suposições, erros de trajeto e julgamentos antecipados. Aqui, a ditadura brasileira — que é o grande tema da trilogia — aparece como sombra de uma violência assombrosa, ainda embrionária e fragmentada pela visão de uma adolescente que narra sua ... leia mais

Estatísticas

Desejam12
Trocam1
Avaliações 4.1 / 30
5
ranking 47
47%
4
ranking 30
30%
3
ranking 20
20%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

37%

63%

Manuella_3
cadastrou em:
24/08/2016 10:43:37

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR