Argonautas do Pacífico Ocidental

Argonautas do Pacífico Ocidental Bronislaw Malinowski


Compartilhe


Argonautas do Pacífico Ocidental (Os pensadores #XLIII)


Um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné Melanésia




Trata-se da etnografia dos povos das Ilhas Trobriand enfatizando os aspectos econômicos envolvidos nas trocas de colares e braceletes, o Kula.
Considerado a primeira etnografia e precursor do uso etnográfico da fotografia. É o relato do trabalho de campo do autor, entre 1914 e 1918 nas Ilhas Trobriand, inaugurando um novo método de trabalho de campo: a etnografia.
A ideia principal do livro é mostrar, através da visão antropológica, como acontece o kula - sistema de trocas circular, místico e sem noção de posse permanente, que influencia a vida e as instituições dos nativos em sua quase totalidade.

Malinowiski, além de descrever detalhadamente o kula e sua função, mostra, nesse livro "os três pilares para se realizar um trabalho de campo: a lógica, através da qual os objetivos do etnográfo, que devem ser puramente científicos, não se desviam do alvo, que é o avanço de seus estudos; As condições de trabalho no qual o pesquisador enfatiza a importância de se fazer a observação participante e não somente a direta, segundo o autor é preciso viver com os nativos, "ser um deles". E, por último, o dever de possuir métodos especiais, baseados na etnologia para coleta, registro e posterior análise de dados.

Não-ficção

Edições (3)

ver mais
Argonautas do Pacífico Ocidental
Argonautas do Pacífico Ocidental
Argonautas do Pacífico Ocidental

Similares

(2) ver mais
Tristes Trópicos
Da Atlântida ao Eldorado

Estatísticas

Desejam7
Trocam1
Avaliações 3.8 / 8
5
ranking 25
25%
4
ranking 25
25%
3
ranking 50
50%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

47%

53%

Jr
cadastrou em:
11/09/2011 15:42:32
Diego
editou em:
05/09/2016 19:07:59

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR