Argonautas do Pacífico Ocidental

Argonautas do Pacífico Ocidental Bronislaw Malinowski


Compartilhe


Argonautas do Pacífico Ocidental (Os pensadores #XLIII)


Um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné melanesia




Trata-se da etnografia dos povos das Ilhas Trobriand enfatizando os aspectos econômicos envolvidos nas trocas de colares e braceletes, o Kula.
Considerado a primeira etnografia e precursor do uso etnográfico da fotografia. É o relato do trabalho de campo do autor, entre 1914 e 1918 nas Ilhas Trobriand, inaugurando um novo método de trabalho de campo: a etnografia.
A ideia principal do livro é mostrar, através da visão antropológica, como acontece o kula - sistema de trocas circular, místico e sem noção de posse permanente, que influencia a vida e as instituições dos nativos em sua quase totalidade.

Malinowiski, além de descrever detalhadamente o kula e sua função, mostra, nesse livro "os três pilares para se realizar um trabalho de campo: a lógica, através da qual os objetivos do etnográfo, que devem ser puramente científicos, não se desviam do alvo, que é o avanço de seus estudos; As condições de trabalho no qual o pesquisador enfatiza a importância de se fazer a observação participante e não somente a direta, segundo o autor é preciso viver com os nativos, "ser um deles". E, por último, o dever de possuir métodos especiais, baseados na etnologia para coleta, registro e posterior análise de dados.

Sociologia

Edições (2)

ver mais
Argonautas do Pacífico Ocidental
Argonautas do Pacífico Ocidental

Similares

(10) ver mais
Tristes Trópicos
Da Atlântida ao Eldorado
A vida sexual dos selvagens
Lévi-Strauss

Estatísticas

Desejam40
Trocam1
Avaliações 4.2 / 67
5
ranking 41
41%
4
ranking 41
41%
3
ranking 15
15%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

37%

63%

Ygor
cadastrou em:
22/06/2009 22:48:42
Diego
editou em:
05/09/2016 19:01:49

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR