Arqueofeminismo

Arqueofeminismo Maxime Rovere (Org.)


Compartilhe


Arqueofeminismo


Mulheres filósofas e filósofos feministas – Séculos XVII-XVIII




A história das mulheres na filosofia é marcada por numerosos desequilíbrios, dos quais o mais evidente – sua longa, muito longa ausência – tende a esconder os outros. Sabemos, é claro, que, desde a Antiguidade e até o século XX, a sociedade patriarcal europeia reservou o estudo das letras a seus rebentos machos, de modo que principalmente a literatura e a filosofia acabaram sendo atividades reservadas aos homens. O monopólio da educação, da escrita, do debate, da publicação, manteve a maioria das mulheres longe dos conceitos filosóficos e daquilo que eles trazem de alegrias especulativas, de esforços literários e de lampejos libertadores.
Mas não todas. Se voltarmos longe na história, encontraremos vestígios de numerosas mulheres cujos pensamentos, e às vezes os escritos, marcaram sua época. Se, com frequência, essas exceções não encontraram espaço na história da filosofia, é em parte porque a Grande Narrativa continua a ser uma história de homens, feita por eles e para a sua própria glória. Ao reequilibrar a maneira de contar a história da filosofia, não se está negando a realidade da dominação. Trata-se de superar o silêncio com o qual uma história exclusivamente masculina quer recobrir as importantes contribuições trazidas ao pensamento pelas mulheres e pelas questões levantadas por elas.
Reunimos neste volume textos escritos por duas mulheres, Marie de Gournay e Olympe de Gouges, que estão entre as maiores intelectuais dos séculos xvii e xviii, assim como três textos escritos por homens, François Poullain de la Barre, Choderlos de Laclos e Nicolas de Condorcet, que defenderam, na teoria e na prática, a legitimidade das mulheres participarem da vida pública, da política e do meio intelectual. Ao descobri-los, encontraremos os meios de contar uma outra história da modernidade, e até mesmo uma outra história do “feminismo”.

Filosofia

Edições (1)

ver mais
Arqueofeminismo

Similares


Resenhas para Arqueofeminismo (2)

ver mais
on 29/12/20


uma leitura muito boa e gerou inúmeras curiosidades sobre outras obras do mesmo gênero, mas fiquei me questionando quantas outras autoras não poderiam ter sido colocadas no livro ao invés de alguns que foram colocados... leia mais

Estatísticas

Desejam19
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.8 / 7
5
ranking 14
14%
4
ranking 57
57%
3
ranking 29
29%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

8%

92%

João gregorio
cadastrou em:
09/04/2019 12:12:45
andre
editou em:
09/04/2019 12:15:19

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR