Artes plásticas e trabalho livre I

Artes plásticas e trabalho livre I Sérgio Ferro


Compartilhe


Artes plásticas e trabalho livre I


De Dürer a Velázquez




Em Artes plásticas e trabalho livre, Sérgio Ferro - arquiteto, pintor e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1962-1971) e da École d'Architecture de Grenoble (1973-2003) - analisa a produção artística do Renascimento enquanto fruto da resistência à exploração do trabalho artesanal, a qual se intensifica no final da Idade Média quando os ateliês adotam progressivamente a mesma organização das manufaturas.

Sob essa ótica - e considerando atentamente a materialidade do processo produtivo das obras de arte, visto também como modelo em escala da dinâmica social -, o autor não se deixa seduzir pela condição aurática dessas obras, e concentra seu exame nas operações materiais do fazer e nos procedimentos adotados pelos artistas para se diferenciarem dos artesãos: o virtuosismo, a denegação do fazer, a sprezzatura e o non finito.

Combinando de forma ímpar conhecimento intelectual e práxis artística, Sérgio Ferro revê neste livro os procedimentos estéticos empregados por Dürer, Leonardo, Tintoretto, Ticiano, Michelangelo, Caravaggio, El Greco, Velázquez e Rembrandt para conquistar um novo lugar para as artes plásticas, com consequências que se desdobram até hoje.

Arquitetura e Decoração / Artes

Edições (1)

ver mais
Artes plásticas e trabalho livre I

Similares

(7) ver mais
Michelangelo: arquiteto e escultor da Capela dos Médici
A História da Arquitetura Vista do Canteiro
Arquitetura e Trabalho Livre
O Canteiro e o Desenho

Estatísticas

Desejam8
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.8 / 3
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

36%

64%

Inna Mascarin
cadastrou em:
23/08/2015 22:49:52
Jenifer
editou em:
10/02/2022 17:29:35

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR