Árvore e folha

Árvore e folha J. R. R. Tolkien


Compartilhe


Árvore e folha





Apesar de ser universalmente conhecido pelo seu magnum opus, O Senhor dos Anéis, J.R.R. Tolkien deixou um legado literário que vai muito além da Terra-média. Árvore e Folha é uma eclética, provocativa e instigante compilação de quatro trabalhos que refletem a diversidade da imaginação de Tolkien, seu profundo conhecimento da história inglesa e a amplitude de seu talento como criador de ficções modernas. A obra une de maneira mágica uma palestra, um conto, um poema mítico e outro de cunho histórico e reflexivo.

O livro inicia-se com o ensaio "Sobre Estórias de Fadas", fruto da pauta de uma palestra ministrada pelo Professor em 1938, ainda com o cheiro da tinta de O Hobbit nas mãos. O texto discorre brilhantemente sobre o Reino Perigoso das Fadas (Elfos), suas características e o mais importante: sua importância para os adultos.

Em o conto "Folha de Cisco" vemos Tolkien pintando um autorretrato de sua vida como escritor e artista na busca inatingível pela perfeição em seus trabalhos. O tom, inicialmente suave, vai ganhando cores mais fortes com o aprofundamento psicológico e biográfico da narrativa.

Na onírica poesia "Mitopeia", sua paixão pelos mitos mistura realidade e fantasia ao ecoar uma famosa conversa com C.S. Lewis, que acabou por levar o amigo de volta ao Cristianismo.

"O Retorno de Beorhtnoth" traz a faceta mais acadêmica e erudita do Tolkien. O poema faz uma brilhante conexão histórica com o antigo evento inglês de a Batalha de Maldon. Uma reflexão sobre soberba e heroísmo contada a partir de um diálogo dramático entre dois homens em um cenário de guerra.

Árvore e Folha deixará os leitores ávidos por absorver tudo aquilo que as palavras desenham a cada nova paisagem, passagem, imagem e viagem.

Aventura / Fantasia / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (5)

ver mais
Árvore e folha
Árvore e folha
Árvore e Folha
Árvore e Folha

Similares

(19) ver mais
Smith of Wootton Major
Os Contos de Fadas
As Aventuras de Tom Bombadil
Beowulf

Resenhas para Árvore e folha (40)

ver mais
on 4/12/13


Desde que li a biografia de Tolkien me interessei pelo conto "Folha, de Migalha", dito por ser uma alegoria na vida do escritor. O conto é encantador. Realmente encontrei vários pontos similares a vida de Tolkien tratados em sua vida. Entre eles, chamaram minha atenção a criação de sua obra prima: O Silmarilion, cujo Tolkien envolveu-se até o fim de sua vida; a desvalorização de seu trabalho e, arrisco dizer, da arte em geral pelo público que acaba sendo adestrado a engolir apenas um t... leia mais

Estatísticas

Desejam567
Trocam3
Avaliações 4.1 / 778
5
ranking 42
42%
4
ranking 34
34%
3
ranking 20
20%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

38%

62%

Denilson Diniz
cadastrou em:
07/03/2020 16:37:19
Pri Paiva
editou em:
20/05/2020 12:25:08
Pri Paiva
aprovou em:
20/05/2020 12:01:58