As agruras do verdadeiro tira

As agruras do verdadeiro tira Roberto Bolaño


Compartilhe


As agruras do verdadeiro tira





Amalfitano, professor universitário de literatura latino-americana que tem uma presença marcante no romance 2666, é o protagonista de As agruras do verdadeiro tira, obra póstuma do autor chileno Roberto Bolaño. Aos cinquenta anos, ele se envolve com um aluno, o talentoso poeta marginal Padilla, e descobre-se homossexual. A relação acaba se tornando um escândalo na universidade de Barcelona onde leciona, e o professor é forçado a se transferir para a única faculdade que o aceita, na violenta cidade de Santa Teresa, no México. Nesse novo ambiente, por vezes estranho e sinistro, Amalfitano passa a refletir sobre sua homossexualidade tardia, enquanto se relaciona com outro homem, o falsificador de arte Castillo.

Roberto Bolaño é conhecido por situar suas tramas dentro de um mesmo universo, onde o personagem de um conto ou poema pode aparecer em outro romance, construindo uma complexa rede de relações. As agruras do verdadeiro tira é exemplar neste sentido: expõe o outro lado de várias cenas conhecidas pelo leitor de Bolaño. Não se trata, todavia, de um livro apenas para especialistas; o romance representa um passeio pelos vários estilos e temáticas explorados pelo escritor chileno, alternando entre um registro cerebral, herdado de Borges, e uma sensibilidade poética despudorada.

As agruras do verdadeiro tira foi reconstruído após a morte de Bolaño, a partir de arquivos deixados em seu computador e páginas datilografadas. Apesar de se tratar de uma obra póstuma incompleta, o romance tem uma estrutura sólida e é um dos livros mais intrigantes do autor, com reflexões sublimes acerca da América Latina e da ambiguidade moral que muitas vezes envolve a literatura.

Ficção / LGBT / GLS / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
As agruras do verdadeiro tira

Similares

(8) ver mais
Noturno do Chile
O Terceiro Reich
Os detetives selvagens
Amuleto

Resenhas para As agruras do verdadeiro tira (1)

ver mais
Simplesmente, Roberto Bolaño.
on 24/12/13


Apesar de inacabado, As Agruras do Verdadeiro Tira é mais um grande trabalho do escritor chileno Roberto Bolãno. Para quem é fã de 2666, é uma maravilha descobrir mais sobre personagens como Amalfitano e Rosa, além, é claro, ter uma visão mais ampla sobre as obras e a vida do inigualável J. M. G. Arcimboldi.... leia mais

Estatísticas

Desejam36
Trocam1
Avaliações 4.0 / 59
5
ranking 37
37%
4
ranking 36
36%
3
ranking 20
20%
2
ranking 5
5%
1
ranking 2
2%

62%

38%

Helena
cadastrou em:
08/01/2013 16:09:13
Jenifer
editou em:
19/10/2019 22:24:40