AS BALEIAS DO SAGUENAY

AS BALEIAS DO SAGUENAY João Batista Melo


Compartilhe


AS BALEIAS DO SAGUENAY





O realismo fantástico dos dez contos de As baleias do Saguenay, do premiado João Batista Melo, tem forte influência da literatura latino-americana de Jorge Luis Borges, Julio Cortázar, Gabriel García Márquez e dos brasileiros Murilo Rubião e J.J. Veiga. A formação deste jornalista e crítico de cinema de Belo Horizonte, leva, porém, a vantagem singular da cultura mágica mineira. Ainda que a literatura prefira o regionalismo, consagrado na obra de Guimarães Rosa, as histórias fantásticas de Minas Gerais, com suas assombrações, fantasmas e almas penadas estão na boca do povo e em "Depois do crepúsculo", um dos contos do livro que aborda justamente temas como a morte, a velhice a solidão.

João Batista Melo apresenta também a saga de quem persiste e consegue vencer com contos no Brasil. Seu primeiro livro, O inventor de estrelas, venceu o Prêmio Guimarães Rosa da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais e teve a história-título traduzida para o francês e publicada na Imago - Revue Litteraire Franco-Latino-Americaine em 1993. As baleias de Saguenay recebeu dois prêmios em 1994; o do Concurso Nacional da Cidade de Belo Horizonte e o do Concurso de Contos do Paraná.

Ficção científica

Edições (1)

ver mais
AS BALEIAS DO SAGUENAY

Similares


Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 2
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

57%

43%

Robson Michel
cadastrou em:
02/03/2011 10:55:19
Rafael Michalski
editou em:
10/01/2020 09:32:03

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR