As Bases Bíblicas para o Batismo Infantil

As Bases Bíblicas para o Batismo Infantil Dwight Hervey Small


Compartilhe


As Bases Bíblicas para o Batismo Infantil





A igreja é uma comunidade de pessoas redimidas e de seus filhos. Os crentes são mais que meros indivíduos; são também membros desta comunidade: a igreja. Esta é uma comunidade pactual. Nessa qualidade, ela é responsável pelo culto; pela instrução da Palavra de Deus; pela ministração dos sacramentos; e pela evangelização da sociedade na qual está inserida. Portanto, a igreja é mais que um conglomerado de seres humanos; ela é uma comunidade. Ela é uma unidade chamada “o Corpo de Cristo”. Os crentes são membros uns dos outros e, juntamente, membros de Cristo. Ela é, portanto, um organismo vivo. Há nela solidariedade como uma unidade, do mesmo modo como há na família como uma unidade. Se existe uma compreensão correta do pacto promulgado por Deus, então é indispensável que a natureza desta unidade bem como o lugar que os sacramentos ocupam não sejam ignorados.

O pacto teve seu início na eternidade, no seio da Deidade eterna. A comunidade pactual, a igreja, teve início com a vocação de Abraão. A partir do tempo de Abraão, Deus sempre manteve uma comunidade pactual sobre a terra. A seguinte declaração pode ser uma definição correta de igreja: Uma comunidade pactual, composta de indivíduos crentes em Deus, portando todos eles o sinal e o selo do pacto. Veremos ainda que a unidade do pacto, a partir de Abraão, representa a unidade da igreja neotestamentária desde Abraão. Naturalmente, a igreja neotestamentária é diferente, em muitos aspectos, da comunidade pactual dos crentes da antiga dispensação. Não obstante, ela é uma igreja. É por este mesmo pacto, estabelecido com Abraão, que os crentes são salvos hoje. Abraão é o pai de todos os que creem.

Paulo afirma a permanência do pacto (Gl 3.17) e ensina que: (a) os cristãos são os filhos de Abraão (Gl 3.7, 26, 29; 4.21, 23, 28); (b) o crente é justificado pela mesma fé de Abraão e recebe as mesmas promessas (Rm 4); (c) os gentios são estranhos ao pacto e por isso devem ser trazidos para ele mediante a conversão (Ef 2.12); (d) as condições da salvação reveladas no pacto permanecem iguais (Gn 15.6; Rm 4.11; Hb 2.4; At 15.11; Gl 3.6-14; Hb 11.9); (e) o escritor da carta aos Hebreus fala do pacto imutável (Hb 6.3-20); (f) Paulo se refere aos apóstolos como “ministros do pacto” (2Co 3.6); (g) e o último eco do pacto se ouve em Apocalipse 21.3, onde as mesmas palavras repetidas com tanta frequência, no coração do pacto, são mencionadas pela última vez: uma consumação apropriada da revelação bíblica.

Apesar das grandes diferenças na administração do pacto, sob a nova dispensação, é evidente que está em vigor o mesmo pacto de graça. Isto será ampliado na discussão da igreja e dos sacramentos. Por ora a questão crucial é: Qual é a posição dos filhos dos crentes no seio da comunidade pactual? Sua posição é essencialmente a mesma nas dispensações antiga e nova? É válido deduzir que, uma vez que os herdeiros menores tinham um lugar nas promessas pactuais, sob a antiga dispensação, eles devem ter um lugar semelhante sob a nova? Que evidências extraídas das ordenanças sacramentais sustentam esse ponto de vista?

Religião e Espiritualidade

Edições (1)

ver mais
As Bases Bíblicas para o Batismo Infantil

Similares

(5) ver mais
Confirmação da nossa fé
A Palavra Final
Teologia Sistemática
Cristianismo e Capitalismo

Resenhas para As Bases Bíblicas para o Batismo Infantil (2)

ver mais
Não trava uma discussão profunda sobre o batismo infantil. Apenas o apresenta, com su
on 31/3/20


O livro não trava uma discussão profunda sobre o batismo infantil. Apenas o apresenta, com suas razões mais básicas e fundamentais. É perceptível que o autor escreveu para a igreja que quer entender as razões do batismo infantil e não para um estudante interessado na controvérsia de cada ponto apresentado. No meu entender, tem assuntos que ele poderia ter abordado de forma melhor e acho que Teologia Sistemática de Hodge apresentou o assunto de modo mais sucinto e melhor. Agora eu te... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.6 / 9
5
ranking 78
78%
4
ranking 22
22%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

67%

33%

Juan
cadastrou em:
07/04/2015 15:31:46

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR