As Crônicas Marcianas

As Crônicas Marcianas Ray Bradbury


Compartilhe


As Crônicas Marcianas





Publicadas originalmente em revistas de pulp fiction, no final dos anos 40 nos Estados Unidos, "As Crônicas Marcianas" foram reunidas num livro, por seu autor, em 1950 e interligadas por pequenas costuras narrativas. As crônicas acabaram formando emocionante panorama imaginário da chegada do homem a Marte e da colonização do planeta pela espécie humana. Livro que pode ser visto como um romance fragmentado ou uma seqüência conceitual de contos. Ambientada num período que vai de 1999 a 2026, "As Crônicas Marcianas" retratam uma epopéia espacial que vai muito além da ficção científica. Em suas 26 narrativas, o autor se depara com o cotidiano de um planeta estranho - mas não mais estranho que o nosso -, com a adaptação do homem em Marte e com o choque cultural entre terráqueos e marcianos. Não há pistolas laser, discos voadores e homens verdes com anteninhas na cabeça. O olhar original de Bradbury focaliza donas-de-casa marcianas que bebem "fogo elétrico", colonizadores terráqueos que recebem comida congelada de "icebergs voadores" e um jardineiro que planta árvores em Marte, para inundar de oxigênio a atmosfera rarefeita.
Com bom humor, romantismo, suspense e um futurismo retrô, o autor lança afiada crítica à sociedade americana pós-guerra, crítica essa que permanece atual e necessária. É uma visão psicodélica dos dramas do nosso cotidiano, refletindo o medo de uma guerra atômica após a Segunda Guerra, que poderia (ou poderá?) dizimar a vida na Terra.

Ficção científica / Literatura Estrangeira / Fantasia

Edições (9)

ver mais
As Crônicas Marcianas
Crônicas Marcianas
Crónicas Marcianas
As Crônicas Marcianas

Similares

(57) ver mais
E de Espaço
F de Foguete
A Chegada dos Terrenos
A Cidade Perdida de Marte

Resenhas para As Crônicas Marcianas (67)

ver mais
Que viagem!
on 25/12/09


Desde que ingressei no mundo das vigens no tempo, interplanetárias e psicoldélicas (entenda-se, aqui, em leituras, apenas)com o Guia do Mochileiro das Galáxias, não lia um livro que me impressionasse tanto quanto "As crônicas marcianas". A leitura é leve e o livro não fala nada além do óbvio: o homem é um animal capaz de destruir qualquer coisa ou planeta por onde passe. Em cada crônica há referências à literatura terráquea (Edgar Allan Poe, por exemplo) e a toda uma história rechead... leia mais

Vídeos As Crônicas Marcianas (4)

ver mais
AS CRÔNICAS MARCIANAS - Ray Bradbury | #Iago

AS CRÔNICAS MARCIANAS - Ray Bradbury | #Iago

Book Haul + Leituras de Abril | Quatro Sentidos

Book Haul + Leituras de Abril | Quatro Sentid

Resenha - As Crônicas Marcianas

Resenha - As Crônicas Marcianas

[Resenha] As Crônicas Marcianas, Ray Bradbury

[Resenha] As Crônicas Marcianas, Ray Bradbury


Estatísticas

Desejam528
Trocam8
Avaliações 4.3 / 1.448
5
ranking 49
49%
4
ranking 35
35%
3
ranking 13
13%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

49%

51%

Marcos
cadastrou em:
03/09/2010 16:32:56
orffeus
editou em:
25/03/2016 14:04:43