As dez maiores descobertas da medicina

As dez maiores descobertas da medicina Meyer Friedman...


Compartilhe


As dez maiores descobertas da medicina





Na Grécia, no século II d. C., um médico chamado Galeno descreveu suas observações sobre a anatomia humana. Por mais de mil anos essa descrição foi aceita como sagrada: na Idade Média, contradizê-la representava uma heresia passível de condenação à morte. Na época, os professores ensinavam anatomia lendo em voz alta os escritos de Galeno para os alunos, enquanto um barbeiro dissecava o cadáver no centro do anfiteatro.
Então, no século XVI apareceu Vesalius, um jovem capaz de disputar ossadas humanas com cães selvagens, nos túmulos que violava para roubar corpos. Escondido em seu quarto, dissecava-os por dias consecutivos. Surgiu daí a anatomia moderna, a primeira grande descoberta da medicina.
Cem anos depois, um médico inglês, que acreditava na existência de bruxas, as quais seriam insensíveis à dor, observou que o sangue era ejetado do coração para as artérias e voltava para o coração através das veias. Estava identificada a circulação sangüínea, a segunda grande descoberta.
Este livro conta a história de homens responsáveis por dez das maiores descobertas da medicina moderna. Do holandês que fabricava lentes de aumento e teve a curiosidade de examinar uma gota de chuva, percebendo então seres minúsculos em seu interior - as bactérias -, aos ingleses que há cinco décadas decifraram a estrutura do DNA, os autores reconstroem um caminho de quinhentos anos.
Friedman e Friedland foram felizes em sua difícil escolha. Eleições desse tipo sempre geram controvérsias, mas não há como negar: vacinas, raios X, anestesia, descoberta do colesterol, técnicas de cultura de células, antibióticos, anatomia, circulação, bacteriologia e DNA estão entre as conquistas mais decisivas da medicina que praticamos hoje.
Os autores não se limitam a falar da carreira dos responsáveis por esses momentos em que a ciência médica mudou a medicina de rumo; descrevem com detalhes o meio em que as descobertas se realizaram e, o mais importante, analisam o impacto causado pelos novos paradigmas. Ligam, assim, o passado e o futuro da medicina.
Drauzio Varella

História / Medicina e Saúde

Edições (1)

ver mais
As dez maiores descobertas da medicina

Similares

(1) ver mais
Microbe Hunters

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.8 / 6
5
ranking 33
33%
4
ranking 33
33%
3
ranking 17
17%
2
ranking 17
17%
1
ranking 0
0%

50%

50%

João gregorio
cadastrou em:
24/04/2016 17:50:58
Romulo
editou em:
22/02/2017 22:41:15