As duas primeiras leis

As duas primeiras leis José Guilherme Chauí-Berlinck...


Compartilhe


As duas primeiras leis


Uma introdução à termodinâmica




Não por acaso, poetas e filósofos, e não apenas físicos e biólogos, têm demonstrado interesse, ao longo do tempo, pelas leis da Termodinâmica. Citadas com frequência como a maior descoberta científica do século 19, as duas primeiras leis, que tratam, respectivamente, de conservação e troca de energia e da entropia, praticamente definem o limite entre o possível e o impossível no Universo.
Esta obra tem como objetivo contribuir para que não especialistas e, particularmente, profissionais das áreas biológicas alcancem desempenho mais eficaz em contextos em que despontem conceitos da Termodinâmica. Embora fascine cientistas e leigos, a matéria é pouco compreendida pelo público geral, inclusive porque, segundo os autores, os estudos hoje disponíveis deixam ocultos muitos de seus aspectos relevantes. Nesse cenário, eles afirmam, os biólogos fazem da Termodinâmica – considerada um dos pilares da ciência moderna – um “ato de fé”, ou se rendem à própria ignorância acerca de tal “objeto divino”.
Sem a pretensão de oferecer uma base exaustiva da Termodinâmica, o livro busca trazer à tona elementos habitualmente eclipsados quando se estuda a matéria. E, assim, preencher uma evidente lacuna na literatura sobre o assunto, que compreende obras demasiadamente herméticas ou excessivamente sucintas. “A Termodinâmica é uma ‘coisinha manhosa’. Entretanto, a “manha” não se encontra na matemática, como muitos tenderiam a acreditar [...]. E a razão por detrás disso é que a Termodinâmica é uma área essencialmente empírica”, escrevem os autores.

Edições (1)

ver mais
As duas primeiras leis

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam1
Avaliações 4.3 / 3
5
ranking 33
33%
4
ranking 67
67%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

63%

38%

Dover0
cadastrou em:
29/09/2013 19:01:41

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR