As guerrilheiras

As guerrilheiras Monique Wittig


Compartilhe


As guerrilheiras





Ativamente envolvida com as revoltas de estudantes e trabalhadores em Maio de 1968, Monique Wittig foi uma das primeiras teóricas e ativistas do novo movimento feminista. O romance As guerrilheiras é um de seus trabalhos mais influentes e um dos textos feministas mais lidos do século XX.

Desde que existem homens e eles pensam, cada um deles escreveu a história em sua linguagem: no masculino. Se as palavras qualificadas são de gêneros diferentes, o adjetivo se usa no plural masculino (Grévisse).

As guerrilheiras trata do ataque à linguagem e a corpos masculinos por uma tribo de mulheres. Dentre as armas mais poderosas usadas em sua investida contra os costumes literários e linguísticos da ordem patriarcal está o riso. Neste romance publicado pela primeira vez em 1969, Wittig anima uma sociedade lésbica que convida todas as mulheres a se unir à sua luta e à sua comunidade. As guerrilheiras é um romance inovador sobre a criação e a manutenção da liberdade. Grande parte de sua energia emana do enaltecimento do corpo feminino como fonte de invenção literária.

Elas dizem: a partir de agora, recuso-me a falar essa linguagem, recuso-me a murmurar como eles as palavras de falta, falta de pênis falta de dinheiro falta de signo falta de nome.

Literatura Estrangeira / Política / Romance

Edições (1)

ver mais
As guerrilheiras

Similares

(4) ver mais
Mulheres que Correm com os Lobos
Calibã e a bruxa
Política Sexual
SCUM Manifesto

Resenhas para As guerrilheiras (3)

ver mais
Leia Wittig
on 26/9/21


O livro e a escritora parecem materializar pro leitor o quanto a linguagem pode ser usada como arma de resistência, mas também de reflexão. A vontade de reler serve para compreender melhor outros pontos de referências e ao mesmo tempo poder sentir novamente a construção que Wittig propõe na obra. Leia com as suas ferramentas de interpretação bem afiadas e faça um processo de re-leituras, tanto da obra em si quanto das leituras que cerca a proposta do livro.... leia mais

Vídeos As guerrilheiras (2)

ver mais
UM ÉPICO FEMINISTA | As guerrilheiras, de Monique Wittig

UM ÉPICO FEMINISTA | As guerrilheiras, de Mon

AS GUERRILHEIRAS, de Monique Wittig | LiteraTamy

AS GUERRILHEIRAS, de Monique Wittig | LiteraT


Estatísticas

Desejam41
Trocam1
Avaliações 4.0 / 49
5
ranking 33
33%
4
ranking 45
45%
3
ranking 20
20%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

11%

89%

eduardo
cadastrou em:
28/11/2019 11:28:55
Jenifer
editou em:
06/03/2020 22:58:00

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR