As Institutas - 4 Volumes

As Institutas - 4 Volumes João Calvino


Compartilhe


As Institutas - 4 Volumes





Calvino nasceu a 10 de julho de 1509, na cidade francesa de Noyon, na Picardia, cerca de 60 Km de Paris. De família bem situada financeiramente, desde os tempos da Universidade de Paris - onde curiosamente foi contemporâneo de Francisco Xavier e de Inácio de Loyola, que viriam a ser fundadores da Companhia de Jesus em 1534.



Preocupado com sua vida espiritual e crítico do descaso com a moral, Calvino teve uma súbita conversão entre 1532 e 1533, conforme ele mesmo informa no prefácio do camentário aos Salmos (Deus subjulgou minha alma e a fez dócil com uma súbita conversão). Após sair de Paris, aos 19 anos, Calvino dedicou-se ao estudo de Direito em Orléans, Bourges e Paris, formando-se em 1532.



Conhecedor do grego, do hebraico e do latim, seu primeiro trabalho escrito foi um comentário sobre De Clementia, do filósofo romano Sêneca (1532).



Seguiram-se Psychopannychia - uma crítica severa aos anabatistas (1534); e a notável Institutio Religionis Christianae, publicada em latim na Basiléia em 1536 (e depois em sucessivas edições até 1559) e em francês em 1541. Em 1542 Calvino publicou o Catéchisme de l Église de Genève e vários comentários bíblicos.



As Institutas de João Calvino (nome com o qual a obra tornou-se conhecida entre nós) foram inicialmente dedicadas ao rei Francisco I (cf. p.17), com a intenção por parte do autor de convencer o monarca de que o movimento reformado não trazia novidades revolucionárias e anárquicas, senão que buscava resgatar o que fora abandonado em favor de mudanças - elas sim, corruptoras - adotadas ao longo dos séculos pela Igreja Católica.



As Institutas tornaram-se a mais completa e sistemática apresentação do Cristianismo.



João Calvino faleceu precocemente em Genebra, a 27 de maio de 1564. A seu pedido, foi enterrado numa sepultura simples e não marcada.



Esta 2ª edição da tradução das Institutas a partir do latim, obra do erudito e piedoso Dr. Waldyr Carvalho Luz, foi produzida paralelamente à 1ª edição da tradução a partir do francês, aquela preparada pelo Dr. Odayr Olivetti e com Notas de Estudo de autoria do Dr. Hermisten Maia Pereira da Costa, e publicada simultaneamente àquela.



Enquanto a tradução do francês com os méritos naquela edição apresentados, esta é notável em vários aspectos. Trata-se da tradução feita a partir da última edição em latim publicada por Calvino, então completa e final.



Zeloso e meticuloso, o tradutor, como nos informou no primeiro prefácio da 1ª edição, consultou a Ediçõa Francesa, texto atualizado de Pierre Marcel e Jean Cadier, de 1995, a respeitada tradução para o inglês de Ford Lewis Battles (edição de 1961), a tradução de John Allen, 7ª edição americana, de 1936, a versão alemã de Karl Muller, edição de 1928 e a espanhola de Cipriano de Valera (revisão de 1967).



O Dr. Luz ainda teve o cuidado de manter a tradução de textos bíblicos feita pelo próprio Calvino.



Esta 2ª edição da tradução das Institutas do latim para o português publicada por esta editora recebeu muito justamente o nome de Edição Clássica, mas ainda não sugere despreocupação editorial com o pesquisador estudioso.



Os termos desconhecidos foram todos substituídos por palavras contemporâneas, as frases obscuradas receberam nova redação, as numerosas notas lingüísticas foram eliminadas e os textos dos pesados colchetes ficaram em itálico.



Acrescentamos os índices remissivo, de autores e de passagens bíblicas, absolutamente necessários, além de uma harmonia desta edição com a tradução do francês (Edição Especial com Notas para Estudo e Pesquisa) que agora também publicamos (p.16). Essa harmonia, na verdade, apresenta as mudanças e adições de material nas cinco principais edições latinas Institutas.



Com todos esses recursos, o pesquisador e estudioso obterá ainda maior proveito do estudo das Institutas, que se tornou conhecida com a obra máxima da Reforma.



Não é sem razão que este lançamento é tão festejado. Havendo a Editora Cultura Cristã, nos últimos dez anos, lançado mais títulos no Brasil do que o fizera anteriormente em quase cinco décadas, a Teologia Reformada ganhou espaço e notoriedade no mercado brasileiro como nunca se vira antes.



Outras editoras acordaram para esse segmento e passaram também a lançar livros que apresentam e defendem a Teologia Reformada, infelizmente, porém, ao lado de outros sem o mesmo compromisso com as Escrituras. É por essa e outras razões que a Teologia Reformada continua a ser mais citada do que propriamente conhecida, com enorme prejuízo para a própria igraja e para a causa do evangelho.



Deus não é glorificado por escolas teológicas que negam a sua Soberania e que pretendem atribuir ao ser humano o senhorio sobre salvação e sobre toda a vida.



Cláudio A. B. Marra



Editor



Sobre a Autor:



João Calvino, advogado, teólogo e reformador da Igreja no século 16, nasceu em Noyon, na Picardia, França, em 1509, e morreu em Genebra, Suiça, em 1564. Dotado de mente brilhante, dedicou seus talentos ao serviço de Cristo e de sua Igreja.



Calvino destaca-se pela firmeza e precisão de suas convicções bíblicas e gigantismo de sua teologia. Não obstante, quando escrevia ou pregava, apresentava a mensagem do Evangelho com humildade, simplicidade, clareza e absoluta submissão às Escrituras.

Religião e Espiritualidade

Edições (5)

ver mais
As Institutas
Institución de la Religión Cristiana
The Institutes of the Christian Religion
Institutes of the Christian Religion

Similares

(2) ver mais
As Institutas
O Primeiro Soar da Trombeta: Contra o Monstruoso Regimento de Mulheres

Resenhas para As Institutas - 4 Volumes (4)

ver mais
on 7/9/12


A Institutio christianae religionis (Instituição da Religião Cristã) é um manual deinstrução cristã, ou, como dirá Calvino, um resumo, uma “suma”, do ensino doutrináriopróprio para a formação de um cristão. Este livro de João Calvino é a obra mais influenteda Reforma Protestante e depois das Escrituras Sagrada não há nada que se compare a ela. As Institutas começaram com Deus, concluíram com Deus e encontraram todas as coisasem Deus, o Deus triúno. Calvino escreveu com clareza, com um... leia mais

Estatísticas

Desejam86
Trocam1
Avaliações 4.8 / 38
5
ranking 77
77%
4
ranking 18
18%
3
ranking 3
3%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

68%

32%

Alberto M de Oliveira
cadastrou em:
28/07/2009 17:36:21
Marcos André
editou em:
06/10/2022 14:27:58

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR