As irmãs Makioka

As irmãs Makioka Junichiro Tanizaki


Compartilhe


As irmãs Makioka





Considerada a obra-prima do escritor Junichiro Tanizaki, As irmãs Makioka traça um sutil e complexo perfil da sociedade japonesa durante os anos 1930 e aborda uma série de conflitos entre os valores japoneses e os ocidentais e entre a tradição e a modernidade.

A história, que começa no outono de 1936 e termina em abril de 1941, sob o impacto da Segunda Guerra Mundial, retrata a vida de uma abastada família da região de Kyoto e Osaka, no oeste do país. As irmãs Makioka (Tsuruko, Sachiko, Yukiko e Taeko) tentam resolver juntas seus problemas familiares e arranjar um casamento para a terceira das irmãs, Yukiko, uma mulher de crenças tradicionais, que aos trinta anos ainda não conseguiu se casar. Ao mesmo tempo representante da inércia das relações, esta personagem é também um estandarte da tradição. Aliás, uma partícula de seu nome compõe o título original do livro Sasameyuki - neve fina, a última a cair no inverno.

Os primeiros capítulos deste romance foram publicados originalmente em uma revista em 1943, mas o governo logo censurou a publicação, considerada inadequada para aquele período social e politicamente turbulento. Tanizaki continuou escrevendo e, com seus próprios recursos, bancou o lançamento de uma pequena edição do primeiro volume da obra, em 1944. Foi somente depois do fim da Segunda Guerra que o segundo e o terceiro volumes de As irmãs Makioka foram lançados, atingindo grande sucesso entre o público e a crítica literária.

Sob o mesmo título, a obra teve adaptações para o cinema, sendo a do diretor japonês Kon Ichikawa, de 1983, a mais conhecida.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
As irmãs Makioka

Similares

(14) ver mais
Kyoto
O tartufo; O misantropo
Amor Insensato
A vida secreta do senhor de Musashi e Kuzu

Resenhas para As irmãs Makioka (11)

ver mais
on 30/8/09


"As irmãs Makioka", de Juni'Chiro Tanizaki. Li este livro a partir de uma menção à obra feita por Muriel Barbery, em "A elegância do ouriço". Sempre sinto curiosidade por um livro depois de ele ter sido citado. É como uma corrente, um vai puxando outro, que puxa outro, que puxa outro.... e assim minha pilha só cresce Recomendo, recomendo e recomendo. Mas não para todos os gostos. O livro é imenso (mais de 700 páginas, páginas maiores que a média e letra meio pequena. E lento. Vai se... leia mais

Vídeos As irmãs Makioka (3)

ver mais
As Irma?s Makioka (Jun'ichiro Tanizaki) | Tatiana Feltrin

As Irma?s Makioka (Jun'ichiro Tanizaki) | Tat

O que estou lendo...

O que estou lendo...

As Irmãs Makioka - Jun'Ichiro Tanizaki

As Irmãs Makioka - Jun'Ichiro Tanizaki


Estatísticas

Desejam339
Trocam2
Avaliações 4.4 / 135
5
ranking 53
53%
4
ranking 36
36%
3
ranking 8
8%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

34%

66%

Filipe
cadastrou em:
06/01/2009 13:37:36
Jenifer
editou em:
04/09/2019 11:55:05