As Melhores Crônicas de Fernando Sabino

As Melhores Crônicas de Fernando Sabino Fernando Sabino


Compartilhe


As Melhores Crônicas de Fernando Sabino


50 Textos Escolhidos pelo Autor




Seleção primorosa feita pelo autor mineiro com 50 crônicas publicadas em jornais e revistas. São relatos curtos de fatos colhidos da vida real, com tratamento de ficção, em linguagem nítida, sem os ornamentos da retórica tradicional, mas de apurada técnica literária. Episódios, incidentes, reflexões, encontros e desencontros vividos por Fernando Sabino, na realidade ou na imaginação, apresentados com rica inventiva. Sob a aparente singeleza transparecem a sensibilidade, o humor, a ironia e, às vezes, o espírito satírico, mas sobretudo a simpatia do autor pela natureza humana. Em cada crônica, uma pequena maravilha inspirada no cotidiano.



Fernando Sabino (1923-2004) nasceu em Belo Horizonte, MG. Durante a adolescência foi locutor de programa de rádio e começou a colaborar regularmente com artigos, crônicas e contos em revistas, conquistando prêmios em concursos. Estudante de Direito, em 1944 assumiu o cargo de oficial do Registro de Interdições e Tutelas da Justiça, no Rio de Janeiro. Depois de formado, em 1946, licenciou-se do cargo que exercia na Justiça para viajar com Vinicius de Moraes aos Estados Unidos, morando por dois anos em Nova York, onde trabalhou no Escritório Comercial do Brasil e no Consulado Brasileiro. No ano seguinte, passou a publicar suas crônicas nos jornais Diário Carioca e O Jornal. Autor de livros como O encontro marcado, O grande mentecapto e O homem nu, Sabino se dedicou exclusivamente à carreira de escritor e jornalista a partir de 1957.

Edições (2)

ver mais
As Melhores Crônicas de Fernando Sabino
As melhores crônicas

Similares

(6) ver mais
Histórias do Fim do Mundo
No Fim dá Certo
As Cem Melhores Crônicas Brasileiras
Os Melhores Contos de fernando sabino

Resenhas para As Melhores Crônicas de Fernando Sabino (4)

ver mais
As melhores crônicas de Fernando Sabino
on 9/9/11


Queria ter feito uma resenha pro meu blog, mas a "agenda" dele anda bem cheia. Como deve ter dado pra perceber pelas 5 estrelinhas, eu amei o livro. Apesar de ser apaixonada por livros desde pequena, li muito pouco durante o Ensino Médio. Mas lembro-me de sentar na biblioteca do colégio com um livro de Sabino e ler de uma vez só. Foi quando comecei a admirá-lo. Enfim... Amo crônicas! Algumas eu já conhecia, como a famosa A Última Crônica, mas gostei de relembrar. Acho ... leia mais

Estatísticas

Desejam34
Trocam11
Avaliações 4.1 / 244
5
ranking 38
38%
4
ranking 38
38%
3
ranking 20
20%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

28%

72%

Vivi
cadastrou em:
24/11/2009 07:41:10