As Meninas

As Meninas Lygia Fagundes Telles


Compartilhe


As Meninas (Coleção Folha Literatura Ibero-Americana #18)





Publicado em 1973, no período mais feroz da ditadura militar, As meninas é um romance corajoso. Enquanto os generais exigiam silêncio, Lygia Fagundes Telles ousava apontar as falhas morais da burguesia brasileira. Por meio de três jovens problemáticas, foram denunciados os vícios públicos e privados de uma sociedade reprimida. O estilo de Lygia é o mesmo dos felinos de que ela tanto gosta: ágil e elegante, graças à eficiência dos diálogos e do discurso indireto livre.

Neste seu terceiro romance, a autora não investiga a crise sociopolítica indo direto aos fatos, mas esmiuçando as feridas provocadas por essa crise no mundo interior das personagens. As complicadas Lorena, Ana Clara e Lia reproduzem internamente o desequilíbrio externo, perverso. Se os gatos pudessem escrever ficção, escreveriam como Lygia: atentos aos detalhes, ao desenho sinuoso dos desejos mais sutis, reunindo falas e sensações numa colagem cheia de astúcia, arranhando o leitor na hora em que estivesse distraído.

Nelson de Oliveira
Colaborador da Folha

Literatura Brasileira / Romance

Edições (9)

ver mais
As Meninas
As Meninas
As Meninas
As meninas

Similares

(24) ver mais
Passaporte Para a China
As Horas Nuas
Antes do Baile Verde
Ventania

Resenhas para As Meninas (125)

ver mais
Dedicação e densidade, além da valorização da palavra
on 25/9/10


Em seu mais popular e premiado romance, publicado em 1973, Lygia Fagundes Telles faz experimentações com a linguagem, inovando em sua escrita e apresentando um texto ligado ao fluxo do pensamento de três jovens distintas. Além disso, critica com sutileza a falta da liberdade provocada pela ditadura brasileira. A autora explora o particular, o íntimo de três universitárias que moram em uma pensão de freiras. As três procuram meios para se libertar numa época em que o país sofria o po... leia mais

Vídeos As Meninas (8)

ver mais
- Vozes femininas [II]: As meninas (Lygia Fagundes Telles) -

- Vozes femininas [II]: As meninas (Lygia Fag

As Meninas (Lygia Fagundes Telles) | Tatiana Feltrin

As Meninas (Lygia Fagundes Telles) | Tatiana

As meninas - Lygia Fagundes Telles: COMENTÁRIO

As meninas - Lygia Fagundes Telles: COMENTÁRI


Estatísticas

Desejam1.127
Trocam31
Avaliações 4.1 / 2.938
5
ranking 45
45%
4
ranking 30
30%
3
ranking 19
19%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

16%

84%