As Mortes e o Triunfo de Rosalinda

As Mortes e o Triunfo de Rosalinda Jorge Amado


Compartilhe


As Mortes e o Triunfo de Rosalinda





Publicado em 1965, ao lado de Marques Rebelo, Carlos Heitor Cony, João Antonio e Campos de Carvalho, entre outros, na coletânea de contos Os dez mandamentos, As mortes e o triunfo de Rosalinda ocupa um lugar sui generis na obra de Jorge Amado.

O autor definiu seu texto como "tentativa frustrada de estabelecer a escola do realismo anárquico" e o dedicou a Campos de Carvalho, expoente da literatura do absurdo no Brasil. Trata-se do jorro verbal, em primeira pessoa, do assassino confesso de Rosalinda, diante de um interlocutor que muda a todo momento: é alternadamente um militar, um bispo, um desembargador, uma madre superiora e outros representantes da autoridade.

Ao longo da sua dissertação, a própria Rosalinda se revela um ser fantástico, de muitas vidas e muitas mortes nos quatro cantos do planeta: "Rainha do Carnaval, princesa hindu, membro do comitê central de todas as confrarias eclesiásticas e de todos os partidos superados ou em via, madre superiora e pomba do pecado, dona de casa de mulheres-damas, presidenta da obra em benefício das mães solteiras, sem falar nos títulos universitários".

Em suas múltiplas faces, Rosalinda acaba sempre por colocar em xeque a supremacia masculina, levando seu amante a desejar destruí-la. Sátira feroz dos poderes instituídos, As mortes e o triunfo de Rosalinda subverte igualmente as convenções literárias e as prisões da lógica.

Ilustrado pelo artista gráfico Fernando Vilela e comentado pelo escritor angolano Pepetela, ganhador do prêmio Camões (1997), o livro faz parte da série de contos ilustrados de Jorge Amado, ao lado de O milagre dos pássaros e De como o mulato Porciúncula descarregou seu defunto.

Edições (1)

ver mais
As Mortes e o Triunfo de Rosalinda

Similares

(3) ver mais
O Milagre dos Pássaros
De Como o Mulato Porciúncula Descarregou seu Defunto
Os Dez Mandamentos

Resenhas para As Mortes e o Triunfo de Rosalinda (3)

ver mais
Realismo Amadiano
on 14/6/21


Impressionante como o Amado Jorge consegue nos prender com esse conto muito interessante. Senti falta de um melhor desenvolvimento da narrativa, mas por ser um conto, compreendi.... leia mais

Estatísticas

Desejam20
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.6 / 58
5
ranking 17
17%
4
ranking 34
34%
3
ranking 43
43%
2
ranking 2
2%
1
ranking 3
3%

33%

67%

Helena
cadastrou em:
02/04/2010 17:55:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR