As palavras andantes

As palavras andantes Eduardo Galeano


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As palavras andantes





"Janela sobre este livro Uma mesa remendada, velhas letrinhas móveis de chumbo ou madeira, uma prensa que talvez Gutenberg tenha usado: a oficina de José Francisco Borges na cidadezinha de Bezerros, no interior do nordeste do Brasil. O ar cheira a tinta, cheira a madeira. As pranchas de madeira, em pilhas altas, esperam que Borges as talhe, enquanto as gravuras frescas, recém-impressas, secam dependuradas no arame de um varal. Com sua cara talhada em madeira, Borges me olha sem dizer nada. Em plena era da televisão, Borges continua sendo um artista da antiga tradição do cordel. Em minúsculos folhetos, conta causos e lendas: ele escreve os versos, talha as pranchas, imprime as gravuras, carrega os folhetos nos ombros e os oferece nas feiras, de povoado em povoado, cantando em ladainhas as façanhas das pessoas e dos fantasmas. Eu vim à sua oficina para convidá-lo a trabalhar comigo. Explico meu projeto: imagens dele, suas artes da gravura, e palavras minhas. Ele se cala. Eu falo e falo, explicando. Ele, nada. E assim continuamos, até que de repente percebo: minhas palavras não têm música. Estou soprando em flauta rachada. O não-nascido não se explica, não se entende: se sente, se apalpa quando se move. E então deixo de explicar; e conto. Conto para ele as histórias de espantos e encantos que quero escrever, vozes que recolhi nos caminhos e sonhos meus, de tanto andar acordado, realidades deliradas, delírios realizados, palavras andantes que encontrei – ou fui por elas encontrado. Conto a ele os contos; e este livro nasce." Introdução de Eduardo Galeano a Palavras andantes. O autor recebeu diversos prêmios pela sua obra: Prêmio Casa de las Américas (Cuba) Prêmio do Ministério de Cultura do Uruguai (Uruguai) Premio Stig Dagerman 2010 (Suécia) Premio Alba de las letras 2013 (Cuba)

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Publicado pela primeira vez em 1994, o livro Palavras Andantes tem um teor leve, místico e o texto, de leitura fluída, é uma composição de contos, lendas urbanas e impressões do mundo que Eduardo acumula através de suas vivências e que são transmitidas sob um olhar ora sensível, ora mitológico, ora pitoresco. A obra que, percebemos, é um retrato dos muitos modos como as pessoas representam suas inquietações através dos mitos, representa também um arquétipo místico do olhar do autor ... leia mais

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