As Relações Perigosas

As Relações Perigosas Choderlos de Laclos


Compartilhe


As Relações Perigosas (Clássicos Globo)


ou cartas recolhidas num meio social e publicadas para ensinamento de outros




Uma troca de cartas repleta de sedução, engenhosas estratégias de manipulação e cruéis jogos de poder vêm a público em "As Relações Perigosas", clássico romance francês. Considerada uma das obras mais controversas, discutidas e representativas da França, esta obra-prima alcançou um sucesso proporcional às polêmicas causadas logo após seu lançamento, em 1782. Porém, nem mesmo a crítica pôde captar a poderosa ambiguidade deste marco da literatura epistolar. Choderlos de Laclos (1741-1803) construiu um romance em cujo primeiro plano se destacam as relações amorosas, a perda da inocência e a traição, mas cujo pano de fundo é um dos mais sofisticados e ferinos retratos da aristocracia pré-Revolução Francesa e uma sofisticada reflexão sobre a hipocrisia do poder. Além disso, o livro teve inúmeras adaptações para o teatro e para o cinema.
A Marquesa de Merteuil e o Visconde de Valmont, apesar de todo o luxo que os rodeia e da extrema cortesia e sofisticação que aparentam, personificam o que há de mais vil na humanidade. Ex-amantes, os protagonistas destas 175 cartas fingem e manipulam as pessoas a seu bel-prazer. Talvez para testar seu poder, talvez para passar o tempo, tecem um plano de sedução e vingança para provar que não são manipuláveis e descartáveis como os outros. Esse plano é descrito com requintes de perversidade por eles em cartas nas quais revelam seus mais íntimos pensamentos - e o fazem com tanta precisão que na época imaginou-se que o romance era, na verdade, uma reunião de cartas verídicas sobre fatos que realmente aconteceram.
Antecipando idéias que Freud só viria a nomear mais de um século depois, tendo como inspiração o romance epistolar Júlia ou A nova Heloísa (1761), de Rousseau, Laclos mergulhou nas profundezas dos seus personagens, retratando os costumes e as instituições de seu tempo, como a religião, a educação das mulheres, o casamento e a sexualidade. As Ligações Perigosas teve inúmeras adaptações para o teatro e o cinema as mais famosas dirigidas por Roger Vadim (1959), Stephen Frears (1988) e Milos Forman (1989) -, com performances que renovam o espírito provocador e revolucionário deste delicioso clássico sempre atual.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (15)

ver mais
As Relações Perigosas
As relações perigosas
As Ligações Perigosas
Les Liaisons dangereuses

Similares

(23) ver mais
A Sociedade de Corte
Pelos olhos de Maisie
O Amante de Lady Chatterley
Robinson Crusoé

Resenhas para As Relações Perigosas (96)

ver mais
Poder e Dominação
on 10/4/21


Um retrato impiedoso da corte francesa, onde o ócio predominava assim como as fofocas. As personagens travam jogos de poder e dominação com suas vítimas por meio da sedução. As suas aparências eram honrosas e prestigiosas mas isso era apenas uma máscara para cobrir seus verdadeiros "eus". Crítica feroz a vida fútil e ociosa da aristocracia francesa.... leia mais

Vídeos As Relações Perigosas (4)

ver mais
Ligações Perigosas (ou, As Relações perigosas, Choderlos de Laclos) | Tatiana Feltrin

Ligações Perigosas (ou, As Relações perigosas

As relações perigosas (Choderlos de Laclos): livro X filme

As relações perigosas (Choderlos de Laclos):

AS RELAÇÕES PERIGOSAS - Choderlos de Laclos (RESENHA)

AS RELAÇÕES PERIGOSAS - Choderlos de Laclos (


Estatísticas

Desejam327
Trocam27
Avaliações 4.2 / 984
5
ranking 48
48%
4
ranking 34
34%
3
ranking 14
14%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

28%

72%

Tábata Kotowiski
cadastrou em:
20/09/2009 22:37:16
marcooscaioo
editou em:
05/03/2023 16:24:28

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR