As Seis Lições

As Seis Lições Ludwig Von Mises


Compartilhe


As Seis Lições (Coleção von Mises)


Reflexões Sobre Política Econômica Para Hoje e Amanhã




As Seis Lições reúne as palestras ministradas, em 1959, por Ludwig von Mises na Universidade de Buenos Aires (UBA). O autor discute com clareza o capitalismo, o socialismo, o intervencionismo, a inflação, o investimento estrangeiro e as relações entre política e ideias.

Em linguagem agradável, a obra apresenta as linhas gerais do pensamento misesiano sendo, ao mesmo tempo, uma das melhores introduções à Política e à Economia. Além do prefácio de Margit von Mises, viúva do autor, nesta 8ª edição revista e ampliada da obra foram incluídos uma apresentação biográfica de Ludwig von Mises escrita por Murray N. Rothbard, um novo prefácio de Ubiratan Jorge Iorio, um posfácio de Alex Catharino, notas de rodapé do editor e um novo índice remissivo e onomástico.


Ludwig von Mises é um dos pensadores de maior destaque do século XX. Seus trabalhos filosóficos, suas pesquisas histórias e, acima de tudo, suas notáveis contribuições à ciência econômica permitem situá-lo à altura dos intelectuais mais influentes e de maior renome do mundo contemporâneo. Conheci Mises pessoalmente em 1959, quando foi convidado por meu pai para proferir a série de palestras na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Buenos Aires (UBA), que deram origem ao livro As Seis Lições.

Nove anos mais tarde, em 1968, estudei com Mises em Nova York. Tenho lembranças muito vívidas de sua paciência com os alunos, de seu entusiasmo para que empreendessem trabalhos de pesquisa e, acima de tudo, de sua generosidade para responder detalhadamente às perguntas que lhe faziam. As contribuições de Mises se concentram principalmente em quatro áreas. Em primeiro lugar, suas reflexões sobre Epistemologia e a elaboração de uma teoria sobre a ação humana. O segundo ponto é a aplicação da teoria subjetiva do valor à economia monetária. A tese pioneira a respeito da impossibilidade do cálculo econômico na sociedade socialista é o seu terceiro grande contributo. Por fim, merece destaque as análises sobre o materialismo, o papel da Matemática na Economia, o laissez-faire, a educação, o papel dos empreendedores e o nacionalismo. Alberto Benegas Lynch Reitor e professor da Escuela Superior de Economía y Administración de Empresas (ESEADE)

Economia, Finanças / Filosofia / História / Política / Sociologia

Edições (8)

ver mais
As seis lições
AS SEIS LIÇÕES
As Seis Lições
As Seis Lições

Similares

(23) ver mais
Sobre Dinheiro e Inflação
O Caminho da Servidão
A lógica da ação coletiva
Falácias Econômicas

Resenhas para As Seis Lições (129)

ver mais
O melhor governo é o que menos governa
on 6/8/12


1)Capitalismo: uma empresa bem sucedida quer dizer que ela presta um bom serviço a sociedade, afinal se o produto/serviço dela não for bom o consumidor tem sempre a opção de não contratar com essa empresa. Quem dá as cartas é o consumidor. 2)Socialismo: é impossível o Estado prestar um serviço melhor que Mercado, aquele nada produz, não recebe pela qualidade de seu produto, haja visto as experiências dos governos que tentaram implantar o socialismo. 3)Intervencionismo: não é justo qu... leia mais

Vídeos As Seis Lições (1)

ver mais
AS SEIS LIÇÕES - LUDWIG VON MISES - (#2018.6)

AS SEIS LIÇÕES - LUDWIG VON MISES - (#2018.6)


Estatísticas

Desejam307
Trocam6
Avaliações 4.5 / 1.919
5
ranking 66
66%
4
ranking 24
24%
3
ranking 8
8%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

66%

34%

Luan Sperandio
cadastrou em:
16/05/2017 17:42:14
Allysson Falcon
editou em:
03/12/2017 11:50:40