As sobras de ontem

As sobras de ontem Marcelo Vicintin


Compartilhe


As sobras de ontem





Ao retratar o Brasil através da degradação de sua elite econômica, Marcelo Vicintin constrói um livro singular, com altíssimo poder de capturar o leitor. Uma estreia surpreendente.

“Dizem que o dinheiro não muda ninguém, apenas desmascara; e é num mundo sem máscaras que as predileções humanas ficam mais claras.” Esta é a síntese de um romance em que dois narradores privilegiados se alternam para contar cada um a sua história. Um deles é Egydio, herdeiro de uma empresa de navegação, que cumpre pena em prisão domiciliar após ser flagrado por uma força-tarefa da Polícia Federal; a outra é Marilu, espécie de arrivista em busca da imagem perfeita, mergulhada num presente frenético e incerto. São personagens que não buscam a simpatia do leitor, pelo contrário. Mas seu encanto está justamente no que neles há de corrompido. É necessário considerar as nuances da escrita -- a meio caminho entre a paródia e a crítica, procurando abarcar um contexto muito mais amplo, o do Brasil desse início de anos 2020 -- para que se possa adentrar no coração desta que, sem dúvida, é uma das estreias literárias mais corrosivas e corajosas dos últimos anos.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
As sobras de ontem

Similares

(4) ver mais
A tensão superficial do tempo
Oblomov
Meu ano de descanso e relaxamento
A Falência

Resenhas para As sobras de ontem (0)

ver mais
O Não tão discreto descompasso da burguesia brasileira
on 5/7/20


As Sobras de Ontem é um mergulho intimista no antro social burguês brasileiro, onde o ter é colossalmente maior e mais importante que o ser. Entretanto, não é de posse de posse do capital que se refere este "ter" e sim, ao poder, tanto do status, quanto da postura social dentro desta burguesia. Neste romance de prosa fluída, balanceando momentos de humor de maneira precisa, somos convidados à dançar no baile de mascaras fútil de uma classe social sedenta pela ascensão. Apesar ... leia mais

Vídeos As sobras de ontem (0)

ver mais
#03 As Sobras de Ontem, de Marcelo Vicintin

#03 As Sobras de Ontem, de Marcelo Vicintin


Estatísticas

Desejam15
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.7 / 11
5
ranking 9
9%
4
ranking 64
64%
3
ranking 18
18%
2
ranking 9
9%
1
ranking 0
0%

38%

62%

João gregorio
cadastrou em:
10/03/2020 20:02:38
Jenifer
editou em:
04/06/2020 11:13:21