As veias abertas da América Latina

As veias abertas da América Latina Eduardo Galeano


Compartilhe


As veias abertas da América Latina





“Uma obra essencial, não só para entender a América Latina, mas para entender a vida e o mundo.”
Eric Nepomuceno

Se a história é escrita pelos vencedores, As veias abertas da América Latina, lançado em 1971, é a exceção da regra. Trata-se de uma história dessa região, da colonização à segunda metade do século XX, que foca no derramamento de sangue indígena, na espoliação econômica e na dominação política impostos primeiro pelos europeus, depois pelos Estados Unidos.

Hoje, em um mundo pós-Guerra Fria, mesmo com o fim das ditaduras militares do período (durante algumas das quais o livro foi proibido, na Argentina, Brasil, Chile e Uruguai), as veias da América Latina continuam sangrando. Como Galeano escreveu em 2010: “O autor lamenta que o livro não tenha perdido atualidade. A história não quer se repetir [...], mas a obrigamos a se converter em destino fatal quando nos negamos a aprender as lições que ela, senhora de muita paciência, nos ensina dia após dia”.

Cinquenta anos após seu lançamento, em meio à globalização da poluição e dos desastres ambientais (mas não dos lucros das grandes multinacionais), à desigualdade social crescente, à persistência da epidemia de fome nessa que é uma das regiões mais férteis do mundo, este best-seller internacional é mais necessário do que nunca. Com seu texto lírico e amargo, ilustrado com o traço do argentino Tute para esta edição, Galeano transmite, com sua consagrada maestria, uma mensagem que transborda humanismo, solidariedade e amor pela liberdade e pelos desvalidos.

Ensaios / Não-ficção / Política / Sociologia

Edições (7)

ver mais
As veias abertas da América Latina
As veias abertas da América Latina
As Veias Abertas da América Latina
As Veias Abertas da América Latina

Similares

(27) ver mais
O Povo Brasileiro
Formação Econômica do Brasil
Por uma outra globalização
Os Filhos dos Dias

Resenhas para As veias abertas da América Latina (225)

ver mais
on 21/3/10


Muito interessante. Há tempos tenho dado mais atenção pros nossos vizinhos, esse livro veio em boa hora. Na minha época de estudante, acho que não foi dada muita ênfase à geografia, história e outros aspectos da América Latina. Muita gente alimenta um preconceito em relação ao Paraguai e Argentina, e ignora completamente outros países. O México é o país dos emigrantes, Colômbia o das drogas. Talvez a imagem mais positiva sejam as praias do Caribe. Acho que o livro desperta a curiosidad... leia mais

Vídeos As veias abertas da América Latina (1)

ver mais
As Veias Abertas da América Latina (Eduardo Galeano) ? Junior Costa TV

As Veias Abertas da América Latina (Eduardo G


Estatísticas

Desejam1.277
Trocam17
Avaliações 4.4 / 3.631
5
ranking 64
64%
4
ranking 25
25%
3
ranking 9
9%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

36%

64%

Jenifer
cadastrou em:
05/07/2021 14:53:57
Jenifer
editou em:
05/07/2021 14:55:24

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR