As Vidas dos Doze Césares

As Vidas dos Doze Césares Suetonio

Compartilhe


As Vidas dos Doze Césares





Se a cultura latina tivesse produzido uma Bíblia, é certo que A Vida dos Doze Césares constituiria um de seus livros mais importantes e historicamente falando- talvez o mais importante."
Carlos Heitor Cony
Neste clássico da literatura universal, Suetônio apresenta-nos biografias de 12 imperadores romanos da história do mundo ocidental: Júlio César, Augusto, Tibério, Calígula, Cláudio, Nero, Galba, Óton, Vitélio, Vespasiano, Tito e Domiciano.
Ao mesmo tempo que examinamos este período histórico, que vai da ascensão à queda do Império Romano, conhecemos também, neste relato, um pouco da intimidade da vida de cada um dos doze césares: seus ancestrais, suas campanhas militares, os sinais tidos como prenúncios de seus nascimentos e os eventos que os levaram à morte, além de um pouco do caráter e da personalidade de cada um deles.
A intenção de Suetônio foi retratar o caráter humano dos 12 césares, ressaltando o quadro de violência e luxúria que havia na antiga Roma.
Esta obra é extremamente valiosa para conhecimento da Antigüidade Clássica, graças ao volume de informações históricas que registra.
A narrativa ocorre exatamente no período que dividiu a história do mundo em duas partes: antes e depois do Império Romano.
Lido o livro, o leitor na certa gostará de saber o depois. Como se processaram a história e o declínio romanos depois da morte do último César. Gibbon, autor de uma obra clássica sobre o assunto, situa entre a morte de Domiciano e a ascensão de Cômodo o período mais feliz da Humanidade.


Sobre o autor:
Nasceu em 69 da era cristã, em Roma e faleceu por volta de 141. Suetônio foi um grande estudioso dos costumes de sua gente e de seu tempo e escreveu um grande volume de obras eruditas, nas quais revisita os principais personagens da época. Foi, sobretudo, um indiscreto devassador das intimidades da corte romana, dando-nos uma visão íntima dos vícios dos imperadores e das picuinhas que dividiam a nobreza.
Suas obras principais: De Ludis Grecorum; De Spectaculis et Certaminibus Romanorum; De Anno Romano; De Nominibus Propiis et de Generibus Vestium; De Roma et ejus Institutis; Stemma Ilustrium Romanorum; De Claris Rhetoribus e A Vida dos Doze Césares, que chegou até nossos dias...




Edições (1)

ver mais
As Vidas dos Doze Césares

Similares

(11) ver mais
SPQR
Quo Vadis ?  —  Romance dos Tempos de Nero
Erotismo no Império Romano
Pão e Circo

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

69%

31%

Leostuepp
cadastrou em:
08/02/2011 15:24:35