Aspectos do folclore brasileiro

Aspectos do folclore brasileiro Mário de Andrade


Compartilhe


Aspectos do folclore brasileiro





O nome de Mário de Andrade é uma referência perene quando se trata da cultura e da literatura brasileiras. Seus romances, contos e crônicas tingiram boa parte do imaginário existente acerca das identidades que formam nossa cultura. Mário conhecia o Brasil como poucos, graças às leituras e viagens que realizou ao longo de sua vida por vários cantos do país.

A obra Aspectos do folclore brasileiro simboliza parte do fundamental conhecimento que ele acumulou acerca do conjunto de tradições e costumes que integraram a formação do povo brasileiro. No estudo O folclore no Brasil, Mário empreende um amplo e profundo balanço acerca dos estudos existentes sobre o folclore no país, apontando para a necessidade de os pesquisadores posicionarem seus objetos não como algo pitoresco, mas sim cientes de estarem diante da importante missão de lidar com conhecimento de grande utilidade para a humanidade. Além disso, expõe com minúcia e clareza todo um plano de estudos e ações que deveria ser conduzido para que os trabalhos acerca do folclore no país se estruturassem de forma promissora.

A seção intitulada Estudos sobre o negro congrega anotações de Mário – até então inéditas em livro – sobre a presença da cultura africana na vida social brasileira. Nela, destaca-se o texto Cinquentenário da Abolição, escrito por ocasião das comemorações na capital paulista dos 50 anos da abolição da escravatura, em 1938.

Artes / Política / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Aspectos do folclore brasileiro

Similares

(1) ver mais
A moça da varanda e outros contos de assombração do interior de Minas Gerais

Resenhas para Aspectos do folclore brasileiro (0)

ver mais
Interessante e fluído.
on 15/1/21


Gostei muito da leitura e da linguagem muito gostosa de ler, até nos textos que não são do Mario. Porém, o título do livro se concentra apenas em um dos textos presentes e não é o foco da obra toda, apesar do restante ser tão interessante quanto. Só me senti meio em um djavu quando comecei a ler versões diferentes do mesmo texto.... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.8 / 6
5
ranking 33
33%
4
ranking 50
50%
3
ranking 17
17%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

65%

35%

Jenifer
cadastrou em:
22/05/2019 16:24:52