Assassinatos na Rua Morgue

Assassinatos na Rua Morgue Edgar Allan Poe




Assassinatos na Rua Morgue #269


E outras histórias




Para se ter uma idéia precisa da influência de Edgar Allan Poe sobre os romances policiais e de mistério que tanto sucesso fariam a partir de meados do século XIX, basta dizer que, não fosse o conto "Assassinatos na rua Morgue" (1841), não haveria Sherlock Holmes (Conan Doyle, 1887), Hercule Poirot (Agatha Christie, 1920), Padre Brown (G. K. Chesterton, 1911), Don Isidro Parodi (Bioy Casares e J. L. Borges, 1950) e tantos outros detetives ou investigadores que até hoje encantam milhões de leitores.

O personagem central deste conto, o francês Monsieur C. Auguste Dupin, poderia ser Sherlock Holmes e o narrador poderia ser o Dr. Watson. O fascinante personagem de Poe, através de um sistema próprio de dedução baseado na sua profunda capacidade de observação dos fatos, é capaz de ler os pensamentos do seu interlocutor e desvendar um dos mais intrincados e misteriosos casos de assassinato já enfrentado pela polícia francesa: o bárbaro duplo assassinato de mãe e filha num apartamento na rua Morgue. Meio século depois, Conan Doyle tomou emprestada a alma de Dupin para criar seu Sherlock. A partir daí o gênero caiu no gosto do público e os grandes personagens se multiplicaram.

Esta edição contém os contos: "O demônio da perversidade", "Hop-Frog ou Os oito orangotangos acorrentados", "Os fatos que envolveram o caso de Mr. Valdemar", "O gato preto", "Nunca aposte sua cabeça com o Diabo" e "Assassinatos na rua Morgue".

Literatura Estrangeira / Suspense e Mistério

Edições (6)

ver mais
Assassinatos na Rua Morgue
 Os assassinatos da rua Morgue
Os Assassinatos na Rua Morgue
Assassinatos na Rua Morgue

Similares

(21) ver mais
O Escaravelho de Ouro & outras histórias
Os 100 Melhores Contos de Crime e Mistério da Literatura Universal
Contos
A Carta Roubada

Resenhas para Assassinatos na Rua Morgue (43)

ver mais
O Pai de Sherlock Holmes e Hercule Poirot
on 18/10/10


Que Sherlock Holmes e Hercule Poirot são grandes detetives do romance policial, todos nós ja sabemos, mas o que poucos conhecem é o nascimento das histórias de detetives. Assassinatos na Rua Morgue, de Allan Poe, foi a obra que iniciou esse movimento literário que ganhou fama com as histórias escritas por Conan Doyle e Agatha Christie, e trás um caso um tanto quanto intrigante no conto principal do livro, que leva mesmo nome. Outros contos macabros neste livro certamente agradam aos... leia mais

Vídeos Assassinatos na Rua Morgue (1)

ver mais
PF Vid 009 Caixinha de Correio de Setembro

PF Vid 009 Caixinha de Correio de Setembro


Estatísticas

Desejam323
Trocam55
Avaliações 4.1 / 3.025
5
ranking 37
37%
4
ranking 38
38%
3
ranking 21
21%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

36%

64%

EvertonAC
cadastrou em:
21/12/2010 11:36:35
setimofilho88
editou em:
18/05/2017 14:19:09