Assim falava Zaratustra

Assim falava Zaratustra Thais dos Anjos


Compartilhe


Assim falava Zaratustra


Dos céus aos quadrinhos




Após anos de meditação em sua caverna no alto da montanha, apenas na companhia de seus amigos — a águia e a serpente, Zaratustra determinou-se a descer ao campo. Era tempo do eremita comunicar aos homens a chegada de um novo messias, o Übermensch — o super-homem, o dono do futuro.

Nietzsche teria se inspirando na fantástica personalidade de Zaratustra ou Zoroastro, fundador do zoroastrismo, a religião persa, para compor a obra. Historicamente Zaratustra foi um profeta ariano que por volta de 600 a.C. pregou a existência do Bem e do Mal como entes distintos e antagônicos. Até esta época acreditava-se que um mesmo deus tinha o poder sobre ambos.

Provavelmente ainda emocionado pela educação crente, pois era filho de um pastor luterano, o pensador alemão — ateu assumido, lança mão do carismático líder religioso do passado para transmitir a sua mensagem em prosa, mas carregada de tom de sermão, de parábolas, simbolismos, imagens litúrgicas e locais sagrados.

O objetivo de Zaratustra é atingir uma fatia específica da humanidade, os höheren Menschen — homens superiores, ignorados por Cristo. Zaratustra é o Cristo da elite, escreveu o evangelho do super-homem, é quem anuncia o novo tempo, a era em que Deus morreu — dass Gott tot ist!, na qual o Homem se apressa para assumir o poder total, e terá que arcar com todas as conseqüências morais e éticas de um mundo sem Deus.

O super-homem realizará a transvaloração. Tudo o que o cristianismo censurara — o orgulho, o egoísmo, a riqueza, a vontade de poder, a sensualidade e a nobreza de espírito — deverá voltar a modelar e inspirar a humanidade. A resignação, a docilidade e o servilismo, serão sucedidos pela ação, pela inconformidade e pelo domínio. O lamento do resignado cederá lugar ao grito do forte!

Se Cristo pregou o Sermão da Montanha para os pobres de espirito, Zaratustra lança o Evangelho dos Fortes, o tônico para fortalecer os destemidos. Seu sermão não é para todos, é para poucos escolhidos.

Edições (2)

ver mais
Assim falava Zaratustra
Assim falava Zaratustra

Similares

(1) ver mais
Nietzsche

Resenhas para Assim falava Zaratustra (1)

ver mais
on 15/11/11


A arte gráfica é fantástica. só não gostei mesmo foi da estoria. nao gosto do autor.... leia mais

Estatísticas

Desejam8
Trocam1
Avaliações 3.6 / 14
5
ranking 14
14%
4
ranking 36
36%
3
ranking 43
43%
2
ranking 7
7%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Leila
cadastrou em:
06/11/2012 10:45:00

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR