Astros e Símbolos

Astros e Símbolos Olavo de Carvalho


Compartilhe


Astros e Símbolos





Prefácio:
Ao rever, agora, estas páginas que um dia dediquei à exposição de concepções científicas tradicionais, não posso deixar de sentir a gravidade da decisão que as retira do orbe privado dos escritos provisórios (elas começaram sua vida como apostilas de cursos, e se dirigiam tão-somente a um grupo restrito de leitores), para dar-lhes pela letra impressa uma forma fixa e pela reprodução uma existência pública. Não há no mundo, talvez, hoje em dia, país menos confortável para quem se dedica à difusão das doutrinas tradicionais, do que o Brasil.

Não que inexista interesse: os leitores, estou certo, afluirão. Porém o que não existe é um pano de fundo, uma constelação de precondições espirituais e culturais adequadas à recepção de tais doutrinas. Elas não se arriscam ao anonimato e ao esquecimento, e sim à incompreensão e à distorção.

É que, por um lado, tais doutrinas não foram feitas para o estudo teórico tão-somente, mas para a realização efetiva das possibilidades espirituais humanas, e, por outro lado, esta realização não pode ser levada a cabo fora do quadro dos ritos e normas de uma religião tradicional como o judaísmo, o catolicismo ou o Islã.

Fora desse quadro, as aspirações nascidas do contato com aquelas doutrinas arriscam-se a degenerar e apodrecer, como tudo quanto é sonho irrealizado que o tempo gasta e dissolve, deixando no fundo da alma envelhecida um precipitado de amarguras e rancores, resultado da longa decantação das esperanças vencidas.

Sem o rito e a norma religiosa, a esperança de um “conhecimento mais elevado” tende não somente a esvanecer-se em fumaças de fantasia sem amanhã, mas, o que é muito pior, a ser capturada, desviada, corrompida e finalmente invertida por alguma dessas seitas e organizações pretensamente esotéricas que hoje em dia oferecem e vendem um simulacro – ora mais, ora menos verossímil – da espiritualidade e da iniciação.

Ensaios / Esoterismo / Filosofia

Edições (1)

ver mais
Astros e Símbolos

Similares

(7) ver mais
O Mundo Como Jamais Funcionou
A Cólera dos Imbecis
A Inversão Revolucionária em Ação
Aforismos: volume I

Resenhas para Astros e Símbolos (0)

ver mais
Denso, desorganizado, com lampejos de informação interessante
on 15/1/21


Foi uma experiência, no mínimo, interessante entrar em contato com uma obra de astrologia do Olavo de Carvalho, por diversos motivos. Em primeiro lugar, e num plano mais óbvio, por se tratar de uma obra escrita por alguém extremamente influente e em grande parte responsável pelo caos social e político que vivemos atualmente. Olavo chegou a ganhar a alcunha de “O guru da direita brasileira”. Em segundo lugar, por motivos pessoais, eu sou um estudante de assuntos esotéricos e espirituais... leia mais

Estatísticas

Desejam13
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 19
5
ranking 68
68%
4
ranking 16
16%
3
ranking 11
11%
2
ranking 0
0%
1
ranking 5
5%

70%

30%

Vitor Assis
cadastrou em:
26/09/2012 01:24:17
Cioran E.
editou em:
11/02/2016 03:34:49

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR