Atlas

Atlas Jorge Luis Borges


Compartilhe


Atlas





Sabemos, pela Odisseia, que a viagem é um dos motivos mais antigos da tradição literária do Ocidente, e quem viaja tem sempre alguma história para contar, conforme diz um velho provérbio alemão. Especialmente quando o viajante é Borges: ao contrário do turista apressado, que quer ver tudo sem compreender nada do país visitado, ele escolhe uma paisagem urbana ou um elemento da natureza, para então criar uma breve história fundamentada num mito. Assim, é capaz de desenvolver analogias simbólicas a partir de um objeto banal, um simples mas delicioso brioche, por exemplo.
A essas impressões de suas inúmeras viagens na companhia de María Kodama, Borges juntou outro tesouro inesgotável: o da memória dos livros que percorreu ao longo dos anos, de modo que vastas sombras vêm se interpor entre o muito que o autor recorda e o pouco que pôde perceber nos dois ou três dias povoados de circunstâncias em que se deteve neste ou naquele lugar, como nos conta em sua visita à Irlanda, impregnada para ele das imagens de seus grandes escritores, como sente ao percorrer as ruas que os personagens do Ulisses continuam percorrendo. Os mares, céus e noites das viagens aguardaram aqui um lento e silencioso trabalho de decantação no fundo escuro da experiência até se cristalizarem em imagens. Ilustrado com fotografias de María Kodama, Atlas foi o último livro publicado em vida pelo escritor argentino.

Edições (1)

ver mais
Atlas

Similares

(7) ver mais
Ficções
Outras Inquisições
O Fazedor
Antologia Pessoal

Resenhas para Atlas (1)

ver mais
Descoberta
on 27/6/19


"Não há um único homem que seja um descobridor. Ele começa descobrindo o amargo, o salgado, o côncavo, o liso, o áspero, as setes cores do arco-íris e as vinte e tantas letras do alfabeto; passa pelos rostos, mapas, animais e astros; conclui pela dúvida ou pela fé e pela certeza quase total da própria ignorância." Borges e sua mulher María Kodama compartilham suas experiências e aventuras das viagens que fizeram para vários lugares exóticos, de beleza peculiar. E Borges narra com maes... leia mais

Estatísticas

Desejam34
Trocam1
Avaliações 4.1 / 56
5
ranking 38
38%
4
ranking 43
43%
3
ranking 16
16%
2
ranking 0
0%
1
ranking 4
4%

39%

61%

Silvana (@delivroemlivro)
cadastrou em:
07/10/2010 15:13:34