Atos Impuros

Atos Impuros Judith C. Brown

Compartilhe


Atos Impuros


A vida de uma freira lésbica na Itália da Renascença




Atos impuros: A vida de uma freira lésbica na Itália da renascença, da historiadora norte americana Judith C. Brown, é uma pesquisa bem documentada e original sobre as representações sociais da sexualidade configuradas pelo imaginário renascentista.(Carlos Pereira Junior)
A autora fazia pesquisas no Arquivo do estado de Florença para um manuscrito que estava escrevendo sobre a Pescia da Renascença quando encontrou um inventário de documentos cujos registros diz “Papeis relacionados ao julgamento da irmã Benedetta Carlini de Vellano, abadessa das freiras teatinas de Pescia, que se passava por mística, mas que se descobriu ser uma mulher de má reputação”.
Duas coisas chamaram-lhe a atenção, a primeira era o lugar de origem que era o mesmo do lugar sobre o qual ela estava escrevendo – Pescia da Renascença. Ela poderia colher informações adicionais sobre a cidade e seu povo, e, segundo e principalmente, a curiosidade por saber o que fizera essa freira para merecer palavras tão rudes do arquivista do século XX que tinha lido e feito o inventário do documento.
O documento de cerca de cem páginas consistia em uma série de investigações eclesiásticas ocorridas entre 1619 e 1623 sobre as visões e as proclamações místicas de Benedetta Carlini, abadessa do Convento da Mãe de Deus. As investigações continham, entre outras coisas, uma descrição detalhada de suas relações sexuais com outra freira, o que torna o documento único na Europa pré-moderna e inestimável para análise de áreas até agora inexploradas da vida sexual das mulheres, assim como dos pontos de vista da Renascença sobre a sexualidade feminina.
Alguns anos depois, as notas se transformaram em um livro.(Myrna Moon)

Edições (1)

ver mais
Atos Impuros

Similares


Estatísticas

Desejam13
Trocam1
Avaliações 4.3 / 22
5
ranking 50
50%
4
ranking 36
36%
3
ranking 14
14%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

19%

81%

Clarisse Inajá
cadastrou em:
06/08/2011 14:23:23

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR