Aurora

Aurora Arthur Schnitzler


Compartilhe


Aurora





Aurora é uma das mais bem acabadas novelas de Arthur Schnitzler, ambientada no período anterior à Primeira Guerra Mundial, ainda no século XIX, quando a moeda corrente ainda era o florim.

O personagem principal – tenente Wilhelm Kasda – é um caráter fraco, que revela seu complexo de inferioridade ao menor dos atos. Por falta de identidade e de individualidade, e ainda para seguir a tradição familiar, se refugia no exército. Dentro desse quadro, Schnitzler constrói um ensaio brilhante sobre o jogo e a alma do jogador.

A miséria humana é retratada em nuances fortes. O final, irremediável, é avassalador. A análise psicológica, feita por Schnitzler através de seus personagens, mostra o desejo, a sede e a busca do ato sexual beirando as fronteiras do obsceno. Com senso de humor bastante teatral, revela com perfeição a hipocrisia moral e sexual da sociedade vienense.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Aurora

Similares

(4) ver mais
Contos Fantásticos
Noites Florentinas
O Retorno de Casanova
A Consciência de Zeno

Resenhas para Aurora (2)

ver mais
on 10/6/20


Mais uma grande novela de Schnitzler. Todo o caráter psicológico de seu personagem, todo seu complexo de inferioridade é não só expresso em seus pensamentos, em suas fugas, mas principalmente em seus gestos e posturas, mesmo os menores e aparentemente "insignificantes". Através de uma grande preocupação com sua imagem, de uma luta que toma grandes proporções ao tentar ilusoriamente se afirmar como individuo, condena irremediavelmente seus dias. Esse ser que se refugia entre as massas (... leia mais

Estatísticas

Desejam8
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 7
5
ranking 50
50%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

69%

31%

marcelo
cadastrou em:
01/01/2010 16:12:36
Jenifer
editou em:
17/06/2019 00:19:30